Jornada de cursos certifica mais de 60 socioeducandos da Funase em Caruaru

Após cinco dias de atividades distribuídos ao longo de um mês, a Caravana Juventude em Movimento terminou, nesta semana, com 66 adolescentes e jovens certificados. A jornada, que ofertou três cursos, um ciclo de palestras e uma série de oficinas de aperfeiçoamento profissional, ocorreu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, no Agreste do Estado. Além de movimentar mais da metade dos internos do local, o evento reforçou a programação voltada à educação profissional na unidade.

A caravana foi promovida pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição que administra a unidade. Foram ofertados os cursos de Pintor Imobiliário, com 18 horas/aulas, Produção Audiovisual, com 20 horas/aula, Introdução à Automação Eletrônica, com 14 horas/aula, e oficinas de aperfeiçoamento profissional, com 12 horas/aula. O evento também teve a participação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que, além de certificar os concluintes, promoveu palestras com os temas “Marketing Pessoal”, “Currículo”, “Entrevista” e “Trabalho em Equipe”.

Como cada adolescente pôde participar de mais de um curso, a caravana terminou com 138 certificados entregues. “Foi um momento de muita alegria para todos. Cada um dos certificados representa uma força de trabalho conjunta em razão de novas possibilidades de vida para os socioeducandos”, avaliou o coordenador geral do Case Caruaru, Márcio Oliveira.

O Case Caruaru já havia sido contemplado pela Caravana Juventude em Movimento em 2018, além de ter recebido um pré-evento similar, que proporcionou aos socioeducandos a inserção em parte dos cursos profissionalizantes normalmente ofertados durante a jornada de atividades. Também no ano passado, adolescentes foram atendidos pela ação em outras unidades, como o Case Timbaúba, o Case/Cenip Garanhuns e o Case Jaboatão dos Guararapes. Já em 2019, a caravana ocorreu no Case Santa Luzia.

Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, o formato da ação, com vários cursos ocorrendo simultaneamente, tem se mostrado um acerto. “O êxito da experiência que vem sendo construída desde meados de 2018 já integra a programação anual do Eixo Profissionalização, mas não é uma fórmula. A cada edição, buscamos inovar naquilo que oferecemos e na forma como o fazemos. A caravana oferece formação e prepara os socioeducandos e as unidades para novos cursos. Sem dúvida, uma ação de educação profissional de grande relevância para a instituição”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *