Jornal Vanguarda completou 84 anos neste domingo

Wagner Gil

Neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalho, o VANGUARDA completou 84 anos. Considerado o jornal mais antigo de cidades do Interior do Brasil, ele circula todos os sábado, sempre trazendo como foco notícias de Caruaru, da região e do país. São milhares de assinantes e liderança absoluta em venda avulsa. Com sua sede localizada na Rua Francisco Joaquim (181), o semanário é hoje uma referência no impresso para os demais jornais da região e para os jornalistas que atuam no dia-a-dia, cobrindo os principais fatos que acontecem na Capital do Agreste.

Atualmente o país vem passando por uma crise ética e política, que atinge vários setores da economia, da sociedade e também da comunicação. Devido a uma série de fatores, o setor de impressa tem sido um dos que mais têm sentido os efeitos. Jornais e revistas de todo o país estão passando por um grande processo de reformulação, empurrado também pelo avanço tecnológico e a velocidade que a informação chega ao cidadão através das diversas fontes de redes sociais.

No VANGUARDA, as dificuldades são as mesmas de todos os jornais impressos do país. O semanário vem passando por um processo de renovação e adaptação ao contexto atual, com novos projetos gráficos e planejamento e investimentos futuros na mídia digital. Porém, sua essência está mantida: compromisso com a verdade e a responsabilidade do registro da história de Caruaru.

Atualmente toda equipe do VANGUARDA é formada em Comunicação Social. A maioria dos jornalistas tem alguma especialização ou mais de um curso superior. Além disso, o jornal continua sendo um local de oportunidade para quem está iniciando a carreira profissional, através de estágios, uma forma também utilizada pela direção para valorizar os cursos de Comunicação Social que estão nas faculdades Unifavip, Asces e UFPE.

Fundado em 1º de maio de 1932, pelo visionário José Carlos Florêncio, o VANGUARDA é hoje o maior arquivo impresso da história de Caruaru. Atualmente a cidade vive uma grande crise de abastecimento d’água e, já em 1934, o semanário chegou a trazer reportagem sobre esse fato.

Durante esse tempo, o jornal teve apenas três donos: José Carlos Florêncio (fundador), Gilvan Silva (começou como contínuo) e o ex-governador João Lyra Neto, que também já foi prefeito de Caruaru em duas ocasiões.

Desde a década de 30, todos os prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais eleitos na Capital do Agreste tiveram seu registro nas páginas do hebdomadário. O acirramento de algumas eleições também está tudo registrado.

A partir das décadas de 40, 50 e 60, a cobertura aos fatos locais e o profissionalismo foram avançando e cada vez mais o VANGUARDA passou a se integrar e fazer parte da vida dos caruaruenses. Desde a década de 60, o jornal é considerado órgão de utilidade pública pela Câmara de Vereadores. Nos anos 70, chegou a ser diário em um ousado projeto, mas devido a uma série fatores, não durou muito tempo e voltou a circular semanalmente.

Por sua redação passaram nomes consagrados do jornalismo estadual e grande escritores. Entre os chefes, destaque para o próprio José Carlos Florêncio, que mesmo sem formação tocava o jornal; Ivan Maurício (após sair do jornal chegou a assumir a chefia de redação do Diario de Pernambuco), Roberto Numeriano (também foi chefe no DP e passagem por grandes jornais do país, entre eles Correio Brasiliense-DF), Marlene Leandro de Brito, Eliedson Bandeira de Melo, Josilene Barbosa, Giovana Mesquita, Lucivanda Leite e Pedro Romero. Pedro chegou a assumir o comando da sucursal do Jornal do Commercio para o Interior.

A atual chefe é Léa Renata, que comanda a redação composta por Pedro Augusto Vieira, Wagner Gil, Socorro Polycarpo e Anny Katleen, além de uma série de colunistas. Na direção do semanário está o grupo Lyra, liderado por Mércia Lyra; na gerência Virgínia Rabelo e no Departamento Comercial, Rosemere Aguiar e Arthur Henrique.

No Financeiro/Pessoal está Clívia Rossana. Os irmãos Sandro e Severino Ramos comandam a equipe na gráfica. Ednaldo Pedro, o Sassá, é considerado um coringa para atender todos os departamentos do jornal. Já Hélio Júnior faz o Blog do VANGUARDA e sempre ajuda a redação com matérias.

Vale lembrar que a direção do jornal em todas as suas fases sempre teve compromisso com o jornalismo sério e a qualidade na apuração das informações. Para se ter uma ideia, quando o primeiro curso de Jornalismo surgiu em Caruaru, no ano de 2001, o jornal bancou a graduação para pelo menos seis profissionais que atuavam no semanário sem formação. Entre eles, este repórter que assina a matéria.
Jornal abriu caminhos

Os diretores atuais sempre tiveram também a preocupação com o ser humano, a pessoa, não dificultando a vida de quem, após cumprir a sua missão aqui, resolveu alçar novos voos profissionais mais distantes. A exemplo de Pedro Romero. Natural de Belo Jardim, ele formou-se na Federal no Recife, teve seu primeiro emprego como jornalista no VANGUARDA. Depois, foi convidado para ser chefe da Sucursal do Jornal do Commercio e hoje é um dos diretores da Caderno 1.

Outra que alçou voo mais alto foi Léa Renata. Através de reportagens sobre turismo publicadas no semanário, ela foi convidada para trabalhar na área de comunicação de uma operadora de turismo nos Estados Unidos. Há oito anos, a jornalista tira férias do jornal para exercer a função na terra de Tio Sam. “Na época, fiz uma série de reportagens sobre os parques de Orlando (Flórida), que servia de guia para quem pretendia viajar para aquela localidade. Surtiu tanto efeito, que dois meses depois das matérias fui convidada e trabalho até hoje. O VANGUARDA, com certeza, foi quem abriu os caminhos para que eu tivesse esta oportunidade internacional”, afirmou Léa Renata.

Para facilitar a vida dos leitores, a partir desta edição o VANGUARDA passa a circular com algumas mudanças em relação ao projeto gráfico. A principal delas é a junção do caderno de Política com o de Cidades. “Isso foi discutido com toda a equipe na redação. Estamos seguindo uma tendência dos principais jornais do país”, disse a diagramadora Socorro Polycarpo.

No primeiro caderno estão as editorias de Política, Opinião, Cidades, Regional, Esportes e Segunda Página. O segundo caderno traz Cultura, Sociais, Roteiro e Saúde. Já o terceiro, os Classificados, vem com as melhores oportunidades de compra, venda e aluguel.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *