Juntos pela Educação: em Águas Belas, governadora Raquel Lyra entrega quadra em escola indígena e vistoria terreno onde será construída nova escola para a comunidade Fulni-ô

Em mais uma ação para fortalecer a educação em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (19), uma quadra poliesportiva coberta na Escola Indígena Fulni-ô Marechal Rondon, em Águas Belas, no Agreste. Essa ação faz parte do programa Juntos pela Educação, lançado em junho deste ano. Além da entrega, a governadora, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, visitou o terreno onde será construída uma nova escola indígena no mesmo município.

“É uma honra poder estar neste solo fazendo a verdadeira mudança que o povo precisa, que começa pela educação. Vocês estiveram comigo no Palácio do Campo das Princesas no início do ano para que a gente pudesse dar prioridade também às comunidades indígenas. E hoje estou aqui para reafirmar o compromisso do nosso governo com essa população”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a entrega da quadra, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na obra. Ao todo, serão beneficiados 842 estudantes. “Essa quadra é muito simbólica. Estamos fortalecendo cada vez mais a população indígena, entregando essa quadra para cada estudante, professor e toda a comunidade indígena”, registrou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

“Quero receber a governadora hoje com o dever cumprido de uma entrega. Para mim é muito orgulho ver a primeira governadora vindo no solo do povo Fulni-ô, e ainda para fazer essa importante entrega”, disse o prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, que recepcionou a governadora em sua residência antes da entrega da quadra na escola indígena.

O pajé Fulni-ô Gildiere Ribeiro agradeceu pela quadra. “Recebemos aqui a governadora com nossos cânticos e costumes e é uma honra poder mostrar nossa cultura a ela”, frisou o pajé. O cacique Cícero de Brito destacou que “agradece imensamente à governadora pelo momento importante”.

Ao deixar o evento de entrega da quadra, Raquel Lyra visitou, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, o terreno onde será construída pelo Estado mais uma escola indígena em Águas Belas. O espaço foi doado pela prefeitura e deve abrigar uma estrutura com cerca de dez salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática e de química, horta, quadra poliesportiva coberta e oca para uma área cultural. Todo o projeto foi desenvolvido com a comunidade.

“Eu acredito muito que a educação é o único meio capaz de garantir à nossa população uma vida melhor, a única forma de fazer com que a riqueza que o Brasil tem seja melhor distribuída. Por isso estamos aqui. Com a construção de escolas como a que vai existir neste local eu poderei ser mais um instrumento de vocês, do povo pernambucano, para poder chegar em cada lugarzinho do nosso Estado e representar de verdade tudo aquilo que a população sonhou”, observou a governadora.

“Agradecemos pela vinda da governadora até nós e porque vamos receber uma nova escola para o nosso povo”, disse o cacique Itamar Setxhia.

O deputado estadual Doriel Barros acompanhou as duas agendas e ressaltou a importância para a comunidade . “Essa obra aconteceu de maneira muito rápida e quero parabenizar à governadora. Estou muito feliz em poder compartilhar essa entrega com todos vocês”, disse o deputado.

Acompanharam a agenda na região; a vice-prefeita de Águas Belas, Eniali de Codinho; a prefeita de Itaíba, Regina da Saúde; o prefeito de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo; e os deputados estaduais Danilo Godoy e Débora Almeida, lideranças e representantes da comunidade Indígena.

Os secretários estaduais Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura) e Túlio Vilaça (Casa Civil), também acompanharam a agenda.

Foto: Hesíodo Góes/Secom