A Frente de Combate ao Extermínio a Juventude Negra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), irá realizar no dia16 de junho às 09h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Caruaru.
A Frente vai reunir parlamentares, autoridades, movimentos sociais e sociedade civil para discutir o combate ao preconceito, à discriminação e a violência, para aprofundar, no âmbito legislativo, as políticas de combate ao extermínio da juventude negra na cidade.
Solicitada pelo vereador Carlos Santos (PRB), através do Requerimento nº 1207/2016 , a audiência pretende abordar uma situação desconfortável para as divulgadas políticas públicas de inclusão social e de proteção aos direitos humanos: o alto índice de jovens negros assassinados em comparação com as mortes de jovens brancos.
As propostas resolutivas geradas pela audiência, segundo o vereador Carlos Santos, deverão compor um documento que será encaminhado para os setores e as autoridades competentes. “Mas fiquem certos de que nós vamos buscar uma solução para esse problema, junto com a população de Caruaru. Vamos cobrar das autoridades responsáveis uma resposta para essa situação”, assegurou o vereador.
O deputado Ossesio Silva (PRB) é coordenador geral da Frente, além de mais cinco membros, a deputada Teresa Leitão (PT) e os deputados Professor Lupércio (SD), Eduíno Brito (PHS), Edílson Silva (PSOL) e Joel da Harpa (PROS).
A cidade de Caruaru está entre as 13 cidades mais violentas contra jovens negros indicadas pelo Plano Juventude ViVa em Pernambuco. Atualmente, o município possui cerca de 30% de sua população considerada jovem, com idade entre 15 e 29 anos.