Khan Academy lança campeonato para incentivar matemática nas escolas

As aulas de matemática costumam ser as mais temidas pelos estudantes, mas a Khan Academy, organização sem fins lucrativos e parceira da Fundação Lemann, quer provar que a matéria não é nenhum bicho de sete-cabeças. A instituição está lançando um desafio para incentivar os alunos a estudarem matemática e também ciências no período de volta às aulas.

O Khanpeonato começa no dia 18 de março e durante 10 semanas terá atividades e metas a serem cumpridas dentro da sua plataforma gratuita de aprendizado online. O desafio tem como principal objetivo desenvolver habilidades em matemática, ciências e a mentalidade de crescimento que todos os estudantes necessitam para um ano escolar de sucesso. Todas as escolas brasileiras que utilizam a plataforma de ensino poderão participar das atividades.

“Mais do que uma premiação ou ranking de melhores alunos, o Khanpeonato, na verdade, encoraja uma competição amigável. A nossa plataforma é toda gamificada, então os estudantes encaram as atividades como um jogo e aprendem enquanto estão brincando”, explica Carina Rodrigues, Gerente de Programas Educacionais da Khan Academy Brasil. “Além disso, essa é uma oportunidade de professores e alunos começarem o ano letivo animados e motivados”, completa.

Para participarem, os professores devem cadastrar os alunos através do site http://pt.khanacademy.org/. Ao longo do desafio, os alunos são motivados a completar suas recomendações de atividade e desbloquear níveis de progresso. Ao final do programa, professores e estudantes receberão certificados digitais em reconhecimento por sua persistência. O Khanpeonato é aberto a turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o Brasil. As inscrições dos alunos começam no dia 25 de fevereiro e o programa se inicia dia 18 de março, a tempo de implementar a plataforma no momento de volta às aulas.

Os conteúdos, incluindo vídeos, artigos e exercícios, que os alunos trabalharão durante o desafio serão selecionados e recomendados pelo próprio professor. E uma novidade importante é que os conteúdos de matemática e ciências disponibilizados em português na plataforma já estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores ainda terão acesso a suporte e webinários para tirar dúvidas sobre o Khanpeonato durante o período da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *