Foi lançada na noite da terça-feira (28), o resultado de uma pesquisa inédita sobre a satisfação do cliente no comércio de serviços em Caruaru. O material foi apresentado junto ao Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) para empresários, gerentes, profissionais do comércio e serviços e imprensa.
A pesquisa teve como objetivo mapear os níveis de satisfação dos clientes, identificando os pontos fortes e deficiências do atendimento da empresa e atualizar profissionais e gestores diante da evolução do consumo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo através de interação, observação e visitas. Foram avaliados sete aspectos: abordagem do atendente; nível de qualificação e técnicas do atendente; conhecimento sobre o produto; nível de gentileza e simpatia; proatividade do atendente; agilidade do atendimento da loja e atendimento da loja de modo geral.
Neste contexto, entender as necessidades do público-alvo é primordial para gerar soluções adequadas, que é fator de sobrevivência diante dos concorrentes. Considerando a evolução no comportamento do consumidor, diante do avanço das tecnologias e diversas formas de interação, exigem inovação por parte das empresas e na forma de atuação dos profissionais.
Os negócios com foco no cliente gerenciam seus processos para alcançar as vantagens competitivas, buscando facilitar o atendimento e gerar maior satisfação dos colaboradores para que as equipes interajam com eficácia no relacionamento com o cliente. Observa-se que a satisfação do cliente está interligada às posturas, atitudes e os recursos necessários para o atendimento, mas também depende das relações interpessoais, do clima organizacional percebido na loja, das equipes, das lideranças e da comunicação.
Para o Presidente do Sindloja, Alberes Lopes, a divulgação da pesquisa foi importante para se ter um norte na hora de contratar os colaboradores. “É sempre pertinente discutir sobre o mercado de trabalho em Caruaru e quais as formas que podemos melhorar os nossos serviços. O resultado da pesquisa serviu para saber como nós devemos nos portar para atender cada vez melhor os nossos clientes”, destacou.
“A pesquisa da ERG Consultoria serviu para reflexão como fora de buscar soluções em conjunto entre os lojistas da cidade para a partir de então gerar um movimento de melhoria do comércio e dos serviços”, explicou a Coordenadora da pesquisa e Consultora, Cátia Maciel.