A Secretaria Executiva de Direitos Humanos e a Prefeitura do Recife realizam até o próximo sábado uma série de ações alusivas ao Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é comemorado no dia 10 de dezembro. As atividades consistem em palestras, debates, oficinas e sessões de mediações de conflito. Tudo é aberto ao público e gratuito.
Na quarta-feira, 07, foi realizado na sede da Controladoria Geral do Estado, que fica no bairro do Espinheiro, no Recife, um debate que teve como tema “Direitos Humanos e Democracia”. Na abertura, a secretária executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes, enfatizou a importância de eventos como esse na busca pela garantia dos direitos humanos. “Foi um debate reflexivo que nos leva, realmente, a ter um exercício diário de como a gente deve se comportar, primeiro, como ser humano diante do outro ser humano. Isso é a maior reflexão que a gente tem que levar para a vida, para o dia a dia e, lógico, para o trabalho”.
No evento, as questões relacionadas aos idosos, às pessoas com deficiência e às causas LGBT tiveram destaque. “A gente entender a diversidade, todas as pessoas, independente da situação social e econômica em que estejam é riquíssimo. Eu tenho certeza de que esse exercício não é só para celebrar os 68 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas também para que a gente tenha isso como exercício diário, para que sigamos lutando por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais pacífica, sem preconceitos e discriminação”, ressalta a secretária.
A temática foi abordada pelo promotor de Justiça, Maxwell Lucena Vignoli, e pelo presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Roberto Franca Filho. “Esta é uma temática que não se esgota, nasce com a pessoa e tem que ter esse exercício. A gente tem que ter o respeito pelas diferenças e também lutar pela dignidade da pessoa humana”, conclui Laura Gomes.
No sábado, 10, na Praça Mem de Sá, no bairro do Arruda, uma série de atividades serão desenvolvidas das 9h às 12h.