Na semana em que se comemora o Dia do Futebol, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, apresentou o primeiro projeto esportivo contemplado por um patrocinador via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. E o pontapé inicial foi dado justamente por uma iniciativa da modalidade da bola no pé. O projeto Escolinha de Futebol do Ricardo Rocha, do campeão mundial da modalidade, foi oficializado como patrocinado pela empresa Copergás e se prepara para iniciar as atividades no final deste mês.
Idealizada pelo zagueiro da Seleção Brasileira que conquistou o tetracampeonato mundial, em 1994, a escolinha vai atender cerca de 150 jovens do bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife. O anúncio foi feito em visita de Ricardo Rocha à Secretaria, na última quarta-feira (19). “Estamos muito felizes em confirmar o primeiro projeto que já vai receber recursos através da Lei de Incentivo. Saber que a iniciativa é social nos deixa ainda mais satisfeitos. Além disso, a importância de Ricardo Rocha é fundamental para o incentivo e o exemplo aos jovens que poderão praticar o futebol de forma gratuita”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.
Para Ricardo Rocha, o fato de ter confirmado a escolinha em San Martin trouxe um sentimento especial. “Nasci e me criei naquele bairro. Era um grande sonho poder realizar um trabalho social ali. Tive a oportunidade através da Lei e tudo caminhou bem. A expectativa agora é de trazer ainda mais esse universo do esporte e da educação para San Martin”, ressaltou o campeão mundial, lembrando dos pilares da escolinha, que traz como fundamento o acompanhamento escolar e familiar além da prática do futebol.
As aulas do projeto serão ministradas por ex-atletas, de segunda à sexta-feira, em dois turnos, manhã e tarde. Aos sábados, serão realizadas partidas de futebol para avaliar a desenvoltura dos jogadores. Periodicamente vão ocorrer torneios entre os núcleos do projeto e equipes convidadas. Além disso, os jovens inscritos terão direito a lanche, água nos dias de treinamento e receberão uniforme completo, com camisa, short, meião e chuteira. Como padrinho, Ricardo Rocha ainda promoverá palestras para os participantes.
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO AO ESPORTE – A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte foi um dos maiores avanços para o esporte pernambucano ao ser promulgada em dezembro de 2015. Desde o ano passado, 2016, as empresas podem investir no esporte com até 5% do valor do ICMS que pagaria ao Governo do Estado. Dessa forma, os atletas, clubes, associações e projetos sociais têm a oportunidade de conseguir o um financiamento que contribua diretamente para o desenvolvimento do esporte. O mês de maio de 2017 marcou a abertura do edital de licitação da lei para a primeira temporada. Foram pré-aprovados 14 projetos.