A Liga Feminina de Combate ao Câncer completa meio século de atividades no próximo dia (30) e anuncia uma programação comemorativa. A entidade foi criada em 1972 por mulheres da sociedade caruaruense, envolvidas em projetos sociais e com o principal objetivo de acolher e cuidar de pacientes na luta contra o câncer. A Liga apoia e presta serviços aos portadores da doença com moradia, alimentação e atividades lúdicas, durante todo o período de tratamento.
A Liga é mantida, através de doações do poder privado e das voluntárias que trabalham em prol da causa. Diariamente a Casa de Apoio, localizada no bairro do Salgado recebe pacientes de diversas cidades do Agreste e do Sertão do estado. Os pacientes são encaminhados para a Casa, através do serviço de Assistência Social dos Hospitais em que fazem o tratamento, a exemplo do Santa Agueda e CEOC – Centro de Oncologia do Agreste.
“Quando surgiu, o objetivo sempre foi ajudar essas pessoas que recebiam o tratamento médico gratuito longe de seus domicílios, mas não tinham onde morar durante o período de realização das quimioterapias e radioterapias, pois são tratamentos mais demorados. Por isso essa causa é tão importante até os dias de hoje, as pessoas saem de suas cidades e ficam morando em nossa Casa de Apoio e assim podem fazer o tratamento do início ao fim sem custo”, disse a presidente da Liga, Irandy Leonel.
No dia 30 de agosto, às 17h30, uma missa será celebrada na Capela do Hospital São Sebastião. Também consta na programação a realização de um brechó social com vendas de roupas, sapatos, bolsas, entre outros itens. Duas empresas também abraçaram a causa e presentearam a Liga. O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, irá desenvolver de forma gratuita o site da entidade e a logomarca, já a empresa de tecnologia Comeia irá gravar e editar o vídeo institucional em comemoração ao aniversário.