O poeta e escritor português Fernando Pessoa dizia que “o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia”. Esse espírito de valorização do que é local e da identidade territorial é o cerne do livro O Valor Global do Produto Local: a identidade territorial como estratégia de marketing, do publicitário e jornalista Rogerio Ruschel. Com 26 anos de experiência como alto executivo de agências de propaganda e comunicação corporativa, o autor já realizou estudos para empresas como Volkswagen, Walmart, Vale, Votorantim e Bradesco.
Lançada pela Editora Senac São Paulo, a obra é resultado de 10 anos de pesquisas, entrevistas e palestras sobre marketing de produtos com identidade territorial. Nesta publicação, Rogerio Ruschel destaca a importância de valorize a origem de produtos de consumo, e adotar a identidade territorial como estratégia para gerar diferenciação, prestígio e valor às produções locais, incentivando ao mesmo tempo atividades de turismo relacionadas à região produtora, que mobilizam a cadeia de serviços da comunidade local.
O livro mostra que 99,99% dos produtos globais nasceram pequenos e locais – e muitos se tornaram globais optando por manter as características e valorizar o território, como o queijo Gruyére, fabricado em um vilarejo suíço por apenas 36 produtores e vendido com alta margem de lucro no mundo todo.
O autor comprova, por meio de cases e depoimentos de especialistas, como essas experiências podem ser um modelo para produtos brasileiros locais como doces, queijos, vinhos, embutidos, rapaduras, bolos, artesanatos, rendas, mel e centenas de outros, desde que se apliquem estratégias adequadas de marketing. A importância da certificação de produtos e territórios e a relação entre turismo e marketing, também são ilustradas com estudos de casos nacionais e internacionais.
Acordo entre União Europeia e Mercosul
O Valor Global do Produto Local joga luz sobre a importância de acordos comerciais como o selado recentemente entre União Europeia e Mercosul, como forma de impulsionar a internacionalização dos pequenos produtores. Com a redução paulatina dos impostos, as exportações brasileiras de produtos commodities para a Europa vão aumentar, mas ao mesmo tempo a batalha pelo mercado brasileiro – especialmente entre produtos de base agrícola – vai acontecer entre produtos estrangeiros dentro do território brasileiros porque vamos ter que respeitar e proteger 355 indicações geográficas europeias.
O especialista alerta que os impostos não vão baixar imediatamente, mas é fundamental se preparar imediatamente para esse novo cenário. “É preciso se preparar em termos de planejamento, ações e iniciativas em marketing, por exemplo, com capacitação técnica e acadêmica, criação e empoderamento de associações empresariais, registro de produtos como denominações de origem e criação de linhas de crédito para pequenos produtores rurais internacionalizarem-se, como seus similares europeus (e concorrentes) já o fazem.
Ruschel alerta que o Acordo é uma oportunidade para que produtores mudem de estratégia e, ao invés de investir em lobby para pedir subsídos, passem a adotar uma estratégia que vise agregar valor e diferenciar o produto, investindo no mercado.
Ficha Técnica:
Código reduzido: 24087
ISBN: 9788539623280
Código de barras: 9788539623280
Edição: 1
Número de páginas: 152
Formato: 16 X 23 CM.
Lombada: 1,00
Peso: 280 Gramas
Valor sugerido: R$35,00
Editora Senac São Paulo
www.livrariasenac.com.br
Sobre o autor
Publicitário e jornalista, é diretor editorial da Essential Idea Editora e editor do blogue In Vino Viajas, que aborda a cultura do vinho, produtos com identidade territorial e turismo cultural, com leitores em 134 países e uma média de 260 mil page-views por mês. É autor de livros sobre marketing e meio ambiente.
Realizou estudos para empresas como Volkswagen, Walmart, Vale, Votorantim e Bradesco, assim como palestras e reportagens sobre marketing, negócios, meio ambiente e sustentabilidade no Brasil e exterior. Tem 26 anos de experiência como alto executivo de agências de propaganda e comunicação corporativa, como Ogilvy Group, Grupo Propeg e LSM Group Latinoamerica, e foi presidente da Ruschel & Associados Marketing Ecológico, primeira consultoria em sustentabilidade da América Latina por 22 anos.