Lotações irregulares prejudicam trânsito e empresas que atuam de forma legal

Wagner Gil

A quantidade de vans, toyotas e carros particulares fazendo o transporte de mercadorias e passageiros vem aumentando de forma significativa em Caruaru. VANGUARDA andou pelas principais ruas do Centro e da periferia, comprovando que existem hoje na cidade mais de 300 veículos circulando de forma irregular. Os pontos mais tradicionais são o Sertanejo (Rua Visconde de Inhaúma), INSS (Avenida Rui Barbosa), União Beneficente (Rua 13 de Maio), Guararapes (Praça do Rosário) e o terminal Rodoviário (BR-104).

No centro da cidade, o trânsito fica bastante congestionado porque esses carros irregulares não têm ponto fixo e, com isso, ficam rodando pelas principais ruas em velocidade baixa, impedindo o fluxo normal dos demais veículos. Alguns motoristas de lotações ainda utilizam ‘assessores’ que ficam chamando os passageiros no grito. Alguns chegam a circular com a porta aberta. “Realmente é um absurdo. Acho que a fiscalização deveria ser mais rigorosa com esse tipo de infração”, disse o taxista Gustavo Melo Bezerra. “Se retirassem as lotações irregulares das ruas, o trânsito melhoraria bastante”, completou.

Em Caruaru, a prefeitura criou o Terminal Leste de Passageiros, que fica localizado nas proximidades da Igreja do Rosário, ao lado da Ponte Elias de Oliveira (Ponte Nova), mas não adiantou. Muitos veículos ficam parados nas ruas do entorno causando congestionamento e lentidão no trânsito. “Quem mais sai prejudicado é o motorista de transporte alternativo que está legalizado. Eu sou uma dessas pessoas”, disse José Pedro, que faz a linha Caruaru-Palmares. “No nosso roteiro, são mais de 40 carros irregulares. Acho que deveriam fazer uma operação forte e contínua”, afirmou Mário Ceza, que faz a linha Caruaru-Catende.

Na Avenida Rui Barbosa, a quantidade de lotações estacionadas é impressionante. Os motoristas legalizados criticam o excesso de irregularidades. Além de ocupar e fechar parte da rua, alguns toyoteiros chegam a parar seus veículos no canteiro central, prejudicando, inclusive, o ir e vir do pedestre. “Apesar da prefeitura ter organizado as lotações que vão para Santa Cruz, Toritama, Taquaritinga e Brejo da Madre de Deus, no mesmo local a desorganização e a falta de bom senso são as marcas dessa linha”, afirmou um motorista, que não quis se identificar.

Para se ter uma ideia do abuso e da quantidade de veículos que fazem as linhas que têm ponto fixo na Avenida Rui Barbosa, o certo seria os carros ficarem parados apenas em frente ao INSS, mas 100 metros antes, bem como em algumas ruas do entorno, várias vans ficam estacionadas e com motoristas tentando pegar passageiros no grito. “Estou apenas perguntando quem vai viajar para disponibilizar o carro da vez”, disse um rapaz, flagrado por nossa reportagem, e que não quis revelar o nome. “Meu trabalho é captar passageiros”, afirmou.

RODOVIÁRIA

O pior trecho e mais bagunçado é, sem sombra de dúvidas, o Terminal Rodoviário de Caruaru, que fica localizado ao lado do 4º Batalhão, na BR-104. De acordo com motoristas ouvidos pelo VANGUARDA e que não quiseram se identificar, são pelo menos 60 veículos clandestinos dos modelos Doblô, Zafira, Gol, Uno, entre outros, fazendo a linha Caruaru-Recife.

Ao lado da Rodoviária e nas ruas do entorno pelo menos 40 veículos ficam parados e fazendo linha também para outros estados, como Alagoas e Paraíba. “Se você me perguntar se eu estou satisfeito, vou dizer que não. Não queria estar na clandestinidade, mas o desemprego bateu à minha porta há mais de três anos. É daqui que tiro o sustento da minha família”, disse um motorista, que faz a linha Caruaru-Maceió.

Nossa reportagem ouviu o presidente da Destra, Alex Monteiro, e ele informou que a autarquia vem atuando de forma contundente no combate ao transporte clandestino. “Este ano fizemos várias operações e conseguimos identificar alguns veículos fazendo transporte irregular de passageiros. Foram mais de 250 autuações e mais de 50 carros detidos”, disse Alex, informando que iria fazer um levantamento exato para trazer o resultado de pelo menos oito operações que foram realizadas este ano. Devido à prisão em flagrante de um agente de trânsito que tentava receber suborno (ler matéria página 16), o relatório não ficou concluído até o fechamento desta edição.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

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