A governadora em exercício Luciana Santos participou, na manhã da segunda-feira (23.09), da aula inaugural oferecida aos servidores estaduais do curso “Novos Horizontes da Gestão Pública”, no auditório do JCPM, promovido pela Secretaria de Administração (SAD). Luciana esteve acompanhada de diversos secretários, como Marília Lins, representante da pasta organizadora do curso, que agradeceu a presença de todos, e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, que parabenizou a organização do evento.
Luciana Santos fez a saudação inicial aos participantes, defendendo o Estado Democrático de Direito e as discussões em favor de um melhor serviço público para a população. “Esse seminário, que já é o segundo, é exatamente para tratar questões para além da gestão administrativa em si, mas sim de questões que impactam na qualidade e na eficiência do papel do Estado brasileiro. Nós defendemos o papel forte do Estado, um Estado necessário para induzir o desenvolvimento e garantir a qualidade dos serviços para aqueles que mais precisam. Então, isso é o que tem nos pautado, é o que tem feito com que Pernambuco tenha recebido vários prêmios de gestão pública reconhecidos internacionalmente”, afirmou a a governadora em exercício.
Responsável pela palestra magna de abertura do encontro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, discorreu sobre os múltiplos desafios que se colocam para a gestão pública, e defendeu o uso da criatividade para com os recursos próprios. “É preciso que nós invistamos energia na melhoria dos serviços públicos, porque, ao fazê-lo, estamos de alguma forma permitindo que as pessoas atinjam aquele patamar desejável de dignidade, e isso precisa, de fato, ser visto por todos nós, melhorar os serviços públicos, trabalhar nesse sentido é fundamental”, apontou o ministro.
“É uma oportunidade importante e rara de conversarmos um pouco com a alta burocracia do Estado, um Estado extremamente importante, avançado, que tem feito muito na área da administração, e queremos compartilhar um pouco dos problemas que estão postos aí no que diz respeito a essa questão sensível, dados, intimidade, direitos que as pessoas possam ter e dialogar. Mas acho que é extramente proveitoso esse diálogo que envolve a melhoria da administração pública como um todo”, completou o ministro, elogiando o encontro.
O curso “Novos Horizontes da Administração Pública” é mais uma ação do Programa de Educação Corporativa do Estado, destinado a capacitar os servidores, garantir a profissionalização da gestão e melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade pelo Governo de Pernambuco.
Estiveram presentes, além da secretária de Administração, Marília Lins, representantes de outras pastas, como Milton Coelho (Chefe de Gabinete do Governador), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário), Frederico Amâncio (Educação e Esportes), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico), Silvia Cordeiro (Mulher), Cel. PM Carlos Viana (Chefe da Casa Militar) e Antônio de Pádua (Defesa Social), além do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Antenor Cardoso, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Carlos Neves.