O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta sexta-feira (1°) com o presidente de Israel, Isaac Herzog, às margens da COP28, a conferência climática que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Segundo informações da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), ambos discutiram a situação dos reféns em mãos do grupo terrorista Hamas. Outro tema que preocupa o país é a situação de brasileiros de origem palestina que ainda não foram repatriados da Faixa de Gaza.
Em seguida, o presidente entrou para uma reunião bilateral com o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres.
A agenda do presidente para esta sexta-feira prevê ainda encontros com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o premiê da Espanha, Pedro Sanchez, e o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.
À noite, Lula participa de um jantar oferecido por ele em conjunto com o presidente dos Emirados Árabes, o xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan. O evento, com público restrito, tem como tema “Amazônia: uma experiência imersiva”.
O Globo