Lula visita o Recife e o FIG nos dias 19 e 20, quando chapa de Danilo deve ser fechada

Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos foi à mesa, mais uma vez, com o ex-presidente Lula, nesta segunda-feira (11), durante reunião do conselho político da pré-campanha dele, em São Paulo. Além do líder-mor do PT, estava presente o pré-candidato a vice na chapa dele, Geraldo Alckmin.

As conversas contemplaram os planos para Pernambuco naturalmente. E o martelo foi batido nas datas da visita do petista ao Estado. Ele desembarca no Recife e vai ao Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) nos próximos dias 19 e 20. As passagens pela Capital e pelo FIG são dadas como certas. Mas não se confirmou se Serra Talhada entrará no roteiro, como estava originalmente previsto.

Certo é que a chapa para corrida pelo Palácio do Campo das Princesas encabeçada por Danilo Cabral estará completa na ocasião. Além dele e da pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão, Luciana Santos já aparecerá na condição de pré-candidata a vice. Luciana Santos estará, de toda forma, nesta quarta-feira (13), em Brasília, quando Lula cumprirá agenda com parlamentares aliados.

Danilo Cabral, por sua vez, também embarca para a Capital Federal, nesta terça-feira (12), e vai também estar ao lado do petista na reunião dele com deputados aliados na quarta. Mas, segundo fontes que acompanham as movimentações nos bastidores relatam, o anúncio da chapa completa não se dará ainda na Capital Federal como chegou-se a cogitar.

Hoje, Lula chega ao Distrito Federal para dois dias de compromissos, com o objetivo de conversar com lideranças políticas e sociais. Vai se encontrar com empresários e receber, da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Agenda Institucional do Sistema Comércio, documento com propostas e sugestões do segmento, já nesta terça (11) e, depois, participa de ato público, às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Como a coluna antecipara, na última quinta, a visita de Lula a Brasília já estava no radar da pré-campanha do PSB em Pernambuco, havendo expectativa, inclusive, de que o anúncio da chapa completa pudesse se dar antes disso para que fosse possível já bater a foto com Lula em BSB, mas os planos mudaram.

Marília vai a BSB com chapa toda
Se Danilo Cabral ainda não fechou a chapa, Marília Arraes já embarcou para Brasília, nesta segunda (11), e vai estar, lá, com sua chapa completa. Os pré-candidatos dela a vice, Sebastião Oliveira, e ao Senado, André de Paula, vão junto para encontro com Lula, nesta quarta, na agenda do líder-mor do PT com os parlamentares.

Tapa-buraco > Nas coxias, aliados de Marília, diante da indefinição da chapa de Danilo Cabral e dos adversários, ironizam que o conjunto liderado por ela é “a única chapa sem tapa-buraco”.

Vai e vem > Como a coluna antecipara, a direção nacional do PT informara, aos aliados pernambucanos, ainda no último dia 02, que Lula iria conferir a programação do FIG, que ocorre de 15 a 31 de julho. O aviso representou novo prazo após reunião da pré-campanha do petista, no último dia 23 de junho, não ter incluído Pernambuco na agenda de julho, postergando para agosto.

Reação > Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o senador Humberto Costa apresentou, nesta segunda, projeto de lei para tornar “homícidio qualificado, assassinatos causados por razões de ordem política, ideológica ou que tentem de alguma maneira interferir no processo democrático das eleições”.

Freio > Humberto define como “brutal” o assassinato de Marcelo Arruda, militante do PT, em Foz do Iguaçu e adverte: “A violência política patrocinada pelo presidente da República e seus seguidores, se não for parada agora, terá durante eleição, aumento significativo”.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *