Luta antimanicomial é tema de mobilização em Caruaru

No dia 18 de maio é celebrado, em todo país, o Dia da Luta Antimanicomial, que caracteriza a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Em Caruaru, o movimento contou com a participação das equipes que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): CAPS III – Crescendo com Dignidade, CAPS AD III Mandacaru, Serviços Residencias Terapêuticos I e II, AME Infantojuvenil e Ambulatório de Saúde Mental. A mobilização aconteceu na Via Parque, no trecho da antiga Estação Ferroviária, na terça-feira (17).

A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios, a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas.

“O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão tem o direito fundamental a liberdade e a viver em sociedade, recebendo cuidado e tratamento adequado”, disse a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Caruaru, Hayala Jeniffer.

Serviços

O Caps AD Mandacaru fica localizado na Rua Rio Formoso, sem número, no bairro Boa Vista e funciona 24h. No local são oferecidos serviços de acolhimento, escuta individual, grupos terapêuticos, consultas médicas, visita domiciliar e atividades terapeitizantes.

No mesmo endereço funciona também o CAPS III, destinado ao acompanhamento e tratamento de pessoas com sofrimento mental grave e persistente.

Já o ambulatório de Saúde Mental fica localizado no Centro de Saúde Ana Rodrigues.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *