Maior participante, Central tenta acesso na Série D

Pedro Augusto

O Campeonato Brasileiro com o maior número de participantes terá o seu pontapé inicial dado neste fim de semana. Ao todo, nesta edição 2019, 68 clubes espalhados por todas as regiões do país estarão brigando por um único objetivo: alcançar o tão sonhado acesso para Série C, deixando de vez, a famigerada 4ª Divisão. Dentre as equipes distribuídas nos 17 grupos da primeira fase, quatro são do estado de Pernambuco: Central, Vitória, América e Salgueiro. De acordo com o regulamento, após o término das seis rodadas desta etapa, os times que obtiverem as melhores campanhas, bem como os 15 melhores segundos colocados garantirão vaga na segunda fase.

Se tem um clube pernambucano que conhece bem a competitividade da Série D este é o Central. Para se ter ideia, das 10 edições que já foram disputadas, a Patativa esteve presente em oito ocupando, hoje, a liderança do ranking de equipes nacionais com o maior número de participações na história da 4ª Divisão. Nestas oito oportunidades, o alvinegro caruaruense passou apenas duas vezes para a segunda etapa sucumbindo nas demais, na etapa inicial.

Compondo o grupo A5, o Central estreia na Série D 2019 diante do Atlético Cearense, neste sábado (04), a partir das 15h30, no Estádio Presidente Vargas. No outro duelo da chave, o Maranhão pega o Altos do Piauí, neste domingo (05), às 17h, no Castelão. Em paralelo, pelo grupo A6, o América enfrenta o Bahia de Feira, também no domingo, mas às 16h, no Ademir Cunha, o Vitória das Tabocas recebe o Campinense, no mesmo dia e horário, na Arena de Pernambuco, bem como o Salgueiro visita o Fluminense de Feira, no domingo e às 16h, no Jóia da Princesa.

Com orçamento reduzido do Estadual para o Brasileirão, a Patativa tentará retornar à Série C com um elenco reformulado. Dos atletas que permaneceram no Luiz Lacerda após o fiasco no Pernambucano – a equipe caruaruense foi eliminada já nas quartas-de-final -, apenas Bruno César (zagueiro), Fernando Pires (volante), Paulinho Mossoró (meia) e Leandro Costa (atacante) figuraram na equipe titular durante a competição local. Em contrapartida, diversos jogadores tiveram de ser contratados, em sua grande maioria, oriundos do futebol nordestino. O plantel atual também está sendo composto por diversos atletas da base alvinegra.

Dentre os jogadores que terão a árdua missão de tirar o Central da Série D destaque para o atacante Joélson. Formado na categoria de base do Porto – arquirrival da Patativa – o artilheiro de 30 anos, que já acumula passagens por diversos clubes do país, falou da importância de se conseguir o acesso no ano do centenário do alvinegro. “A 4ª Divisão é muito difícil, sabemos dos obstáculos que teremos de superar, mas estamos confiantes no tocante à classificação para Série C. Seria um belo presente para o clube, que completa no próximo mês de junho, 100 anos. Vamos lutar para isso!”.

A última temporada em que o Central passou para segunda fase da Série D foi em 2015, quando contava no seu banco de reservas, com o trabalho do técnico Celso Teixeira. De volta à equipe, após quatro anos, o experiente treinador quer levar o time caruaruense, finalmente, a não mais “bater na trave”, quando o assunto se referir à 4ª Divisão. “Venho chamando bastante a atenção do elenco para não vacilar desde o primeiro jogo, haja vista que são apenas seis confrontos nesta etapa inicial e qualquer erro pode ser fatal. Embora, a equipe tenha sido montada após o Estadual, acreditamos que ela tem tudo para brigar pelo acesso”.

O time base do Central é formado por: França; Allef, Rafael Araújo, Bruno Oliveira e Wendel; Duda, Fernando Pires, Raimundo Júnior e Paulinho Mossoró, Leandro Costa e Joélson.

Números

Esta será a nona vez em que a Patativa disputará a Série D. Nas 10 edições já realizadas, o time de Caruaru, que ficou de fora apenas nas temporadas 2011 e 2012, fez 61 partidas colecionando 23 vitórias, 17 empates e 21 derrotas. Marcou 74 gols e sofreu 66.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *