Diario de Pernambuco
A Polícia Federal em Pernambuco realizou na tarde da última quarta-feira a maior apreensão de cocaína no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife. Um total de 16,2 quilos da droga foram pegos com a estudante Jhullyana Prata Machado, 20 anos, natural de Vila Velha, no Espírito Santo. A prisão aconteceu durante uma fiscalização de rotina destinada a reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes. Em conversa informal com os agentes da Polícia Federal, no Cais do Apolo, a jovem contou que iria receber R$ 5 mil pelo transporte da droga. Jhullyana, no entanto, não quis prestar depoimento. Essa foi a quarta apreensão de drogas realizada no aeroporto este ano.
Os Policiais Federais realizavam a fiscalização de rotina no desembarque de passageiros e identificaram que uma das passageiras, aparentava sinais de nervosismo. Durante entrevista preliminar, a jovem entrou em contradição em várias respostas e ficou ainda mais nervosa. Desta forma a passageira foi convidada a comparecer na sala da Polícia Federal onde foi realizada a averiguação de sua bagagem. A ação teve seu desfecho final quando os policiais federais ao procederem a abertura de sua mala vieram a descobrir quinze tabletes de entorpecente que ao passar pelo exame narcoteste resultou positivo para cocaína. A droga totalizou um peso bruto de cerca de 16,2 quilos.
A estudante recebeu voz de prisão e foi autuada de acordo com o artigo 33, e 40, inciso quinto da Lei nº 11.343/2006, tráfico interestadual de entorpecentes. Se condenada, ela poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão. Depois de ser submetida a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal, Jhullyana Machado foi levada para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Engenho do Meio, no Recife.
Além da droga, os agentes da PF também apreenderam cartões de embarque, documentos, um aparelho celular e a quantia de R$ 1, 6 mil. Em seu interrogatório a estudante não deu maiores detalhes sobre quem foi a pessoa que lhe aliciou para trazer a droga de São Paulo para Recife e nem a quem iria entregar para desembarcasse na capital pernambucana.
ESTATÍSTICAS – Até agora, a PF realizou seis prisões (quatro mulheres e dois homens) e apreendeu 19,7 quilos de cocaína e 80,5 quilos de Haxixe. Em 2017 foram realizadas 22 prisões (doze homens e dez mulheres) e apreendido 45,9 quilos de cocaína, 43 quilos de Skunk, 22,8 quilos de Haxixe, 10,4 quilos de metanfetamina e 30 quilos de maconha.