Como montar um food truck, um pet shop e uma microcervejaria estão entre as Ideias de Negócio (www.sebrae.com.br/ideiasdenegocios) mais acessadas no portal do Sebrae no ano passado. Consideradas tendências de mercado, cada uma delas conta com um infográfico e uma descrição detalhada na página, que está de cara nova, e traz mais de 450 propostas de negócios, como animação de festa infantil, brechó, esmalteria e lava-jato.
Cada Ideia de Negócio é dividida em capítulos e inclui informações sobre mercado, localização, exigências legais, estrutura, organização do processo produtivo, investimento, capital de giro, custos, canais de comercialização, entre outras.
“O futuro empreendedor terá em mãos um material completo e detalhado com toda orientação para montar uma empresa. É um bom começo para quem está indeciso ou mesmo para quem já escolheu sua atividade, mas quer avaliar a viabilidade do negócio”, explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Atualmente, a página Ideias de Negócio é a mais acessada do portal do Sebrae, por isso, a instituição decidiu reformular sua apresentação para garantir uma boa navegação para o usuário. Agora, o conteúdo é exibido de maneira mais harmônica e a página principal foi repartida em três blocos. A primeira parte destaca as ideias mais populares, listadas em um carrossel interativo. O usuário também pode procurar outras ideias por meio do campo de busca, pela navegação entre os segmentos ou por ordem alfabética em um segundo bloco. Ao final da página, também é possível acessar conteúdos relacionados a empreendedorismo e à abertura de empresas.
Tendência
Comprovando a tendência das ideias mais acessadas, a Cervejaria Criolina (https://www.facebook.com/cervejariacriolina/), de Brasília, nasceu no fim de 2016 e pegou carona no sucesso recente. Porém, a microempresa, comandada por três sócios, quer fugir do rótulo gourmet e se tornar mais acessível. “É uma cerveja especial, mas é uma cerveja para qualquer pessoa. A gente percebe que o mercado está crescendo, tanto com relação ao consumidor, quanto ao produtor”, comenta o produtor cultural e sócio do local, Tiago Pezão. Recentemente, fecharam contrato com uma distribuidora e a Criolipa – cerveja com sabor refrescante, mas encorpada – deve ocupar as prateleiras de outros estabelecimentos da capital, além da casa cultural de mesmo nome, já conhecida do público brasiliense.
SEBRAE 45 ANOS
O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.