A Secretaria de Saúde de Caruaru divulgou, nesta quarta-feira (21), na 12ª Audiência Pública, na Câmara dos Vereadores, dados dos investimentos nos serviços de saúde no primeiro quadrimestre do ano vigente. Caruaru injetou mais de 50 milhões de reais na saúde, sendo proveniente de verbas dos governos municipal, estadual e federal. Desse montante, R$ 28 milhões foram provenientes de recursos municipais, o que representa 22,92% de investimento na área, superior ao que a legislação determina, que é 15%.
Na audiência, estiveram presentes a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, a secretária executiva, Wedneide Almeida, secretários executivos de algumas das gerências da Secretaria de Saúde, gestores das UPA’s municipais, SAMU Caruaru e outras unidades. Também vereadores, representante da IV Geres, profissionais de saúde e sociedade civil.
Todo o investimento foi aplicado em 69 ESF’s, quatro Centros de Saúde, 21 unidades especializadas e quatro unidades de urgência e emergência.
Nas 56 USF’s, foram realizadas mais de 23 mil consultas, as UPA’s atenderam 82.875 pessoas e mais de 270 mil exames foram ofertados pela rede municipal de saúde.
A secretária Ana Maria Albuquerque destacou, ainda, o aumento na oferta de ultrassonografias e procedimentos cirúrgicos eletivos. Houve um incremento de mais 690 USG’s gerais, 100% de aumento em USG obstétrica, passando de 240 para 480, seguido da mesma porcentagem em USG morfológica e 25% nas cirurgias eletivas. Todos os dados citados correspondem ao número mensal.
Outro dado importante divulgado refere-se aos partos realizados na maternidade Casa de Saúde Bom Jesus, que continua tendo números satisfatórios de partos normais, sendo 60% contra 40% de cesáreos.