Após sete dias de intenso trabalho, foi finalizada mais uma Campanha de Prevenção das Doenças da Mama. Ao todo, foram realizados 8202 atendimentos, sendo 6398 exames clínicos, 1584 ultrassonografias e 220 encaminhamentos para mamografias (56 para a Manoel Florêncio Diagnósticos e 164 para a Secretaria Municipal de Saúde). Um número expressivo de vidas que poderão ser salvas a partir de agora.
A ação teve caráter preventivo e de conscientização. Durante as palestras realizadas antes do atendimento, o médico Manoel Florêncio destacou a necessidade de a mulher perder o receio de se tocar e, com isso, prevenir as doenças mamárias. “As mulheres precisam aprender a conhecer a sua mama. Muitas têm vergonha de tocar no próprio corpo, mas isso não pode acontecer. Pelo menos uma vez por mês, após o período menstrual, o autoexame deve ser feito”, explicou.
Sandra Cristina participou da campanha pela primeira vez. Ela acredita que a ação é importante também pelo tom educativo. “É uma precaução que todas mulheres têm que ter. Ainda existe muita falta de informação e essa campanha também é importante por isso, porque além dos exames ainda orienta e dá instrução sobre o autoexame e o câncer de mama.”, destacou.
A campanha é uma realização conjunta com a Acic e a TV Asa Branca, e contou com o patrocínio e apoio da Núcleo Digital, Intertotal Comunicação, TV Asa Branca, Shopping Difusora, Gráfica A Pontual, DeVry Unifavip, TKS Segurança, K9 Produções, Certec, Hobby Vídeo e S.O.S. Cursos. Teve, ainda, o apoio do Governo do Estado, Cebrac, Universidade Federal de Pernambuco e Asces-Unita.