Manifestantes pró e contra governo ganham as ruas

Por ANDERSON BANDEIRA
Da Folha de Pernambuco

No momento em que o tensionamento entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional começa a ficar cada vez mais acirrado e o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) volta a ser um tema recorrente nos círculos políticos e conversas de populares, duas mobilizações prometem agitar agosto.

A primeira será realizada no próximo dia 16, em todo o Brasil, e tem um tom contrário ao governo da petista e está sendo organizada pelo movimento Vem Pra Rua. O grupo tem usado as redes sociais para divulgar a ação e aposta na participação maciça da população. Na pauta, o pedido do fim do governo petista e o repúdio ao projeto de ajuste fiscal elaborado pelo governo.

“É o Brasil inteiro e unido, contra o abuso do PT. Ninguém vai ficar de fora, todos estão convocados para irem para a rua!”, conclamam os militantes do movimento num post no Facebook. Até a última sexta-feira mais de 100 mil pessoas em todo País haviam confirmado presença no ato através da rede social.

O Movimento Brasil Livre (MBL) também encabeçará as manifestações contra o Governo Federal nas principais capitais do País. Em Pernambuco, a mobilização acontecerá na Avenida Boa Viagem, na zona Sul da cidade, a partir das 9h30. Essa é a terceira vez que a manifestação acontecerá na capital pernambucana, desde que a presidente Dilma foi reconduzida ao Palácio da Alvorada, em 2014.

“A pauta é fora corruptos, fora Dilma. O sentimento é muito positivo. As pessoas têm se envolvido cada vez mais e isso já dá um indicativo de que a mobilização vai ser muito boa”, avaliou Gustavo Gesteira, representante do movimento Vem Pra Rua em Pernambuco. Tentando capitalizar votos da população contrária ao governo petista, o PSDB também vem conclamando a população para ir as ruas. Diferentemente das primeiras mobilizações quando pediram o impeachment da chefe do Executivo federal, o mote dos tucanos, desta vez, será defender a renúncia de Dilma e a imediata convocação de novas eleições.

Já no dia 20 de agosto, será a vez dos movimentos (sociais e populares) simpáticos ao Governo Federal irem às ruas, em defesa da gestão petista. Entre as organizações que já confirmaram participação estão o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União dos Estudantes do Brasil (UNE). A ideia, segundo os movimentos pró-governo, é dar uma resposta aos protestos do dia 16. Mas apesar de defender a gestão de Dilma, as críticas ao ajuste fiscal terão espaço na pauta da mobilização.

A mobilização ocorrerá na proximidades do parque 13 de maio, área central do Recife. A expectativa é de que a concentração aconteça a partir das 15h para, em seguida, percorrer as principais ruas do centro da cidade. Diversas caravanas do interior e cidades da Região Metropolitana do Recife são esperadas, assim como ocorreu no início do ano, quando outra mobilização deste tipo foi realizada.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *