Manoel Florêncio Diagnóstico amplia equipe

Dra. Sandra Lima

Sandra Lima é graduada em medicina pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, com residência médica no Hospital das Clínicas da USP – Universidade de São Paulo. É especialista em Medicina Nuclear, certificada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Ela chega para somar à equipe da Manoel Florêncio Diagnósticos e, nesta entrevista, fala um pouco sobre sua trajetória acadêmica e profissional e analisa o cenário da Medicina Nuclear na região.

Como foi a sua trajetória acadêmica e profissional até chegar em Caruaru?

Nasci em Caruaru e, no terceiro ano do ensino médio fui para o Recife concluir os estudos. Era uma época em que esse deslocamento era necessário para termos uma chance de entrar para a universidade. Fiz o curso de Medicina na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e residência de Clínica Médica. Então, conheci a medicina nuclear, e decidi iniciar a residência de Medicina Nuclear na USP, em São Paulo. Depois, retornei para o Nordeste e, até ano passado, me dividi trabalhando entre Recife e Campina Grande. Agora, houve a oportunidade de voltar para exercer minhas atividades em minha terra natal. E tenho certeza que foi a hora certa, pois me sinto mais madura profissionalmente e acredito ter muito a contribuir.

No que consiste a medicina nuclear e como essa especialidade está representada na região?

A medicina nuclear, que é representada pela cintilografia e pelo PET CT, já tem um espaço no mercado e indicações bem claras. São métodos de imagens que se concentram nos grandes centros, mas cidades como Caruaru já precisam dispor desses métodos por sua importância regional, sendo um polo para as cidades vizinhas. Já são diversos pacientes que fazem uso da cintilografia do miocárdio, cintilografia óssea, além do PET CT, que tem sido muito importante na área oncológica.

Em que casos clínicos os exames são mais utilizados?

No caso do PET CT, por exemplo, as maiores indicações são na área oncológica, porque ele mostra onde estão os tumores e ajuda no acompanhamento do tratamento. No caso da cintilografia de perfusão miocárdica, é utilizada para saber se há isquemia, sua área de extensão e severidade; tem também a cintilografia óssea, para saber se há a metástase em pacientes de câncer de mama e próstata, por exemplo; há, ainda, as cintilografias renais, para verificar processos obstrutivos e infecções, além daquelas que analisam o fígado e vias biliares, cintilografia de corpo inteiro com iodo, para o paciente com câncer de tireoide, entre outras.

Quais exames da medicina nuclear têm sido mais recorrentes na Manoel Florêncio Diagnósticos?

Na Manoel Florêncio Diagnósticos, todos os tipos de cintilografia são realizados. Temos trabalhado muito com o PET CT e com as cintilografias do miocárdio, cintilografia óssea, cintilografias renais e pesquisa de corpo inteiro com iodo.

Baseada em sua experiência, como analisa a estrutura da Manoel Florêncio Diagnósticos para oferecer esse tipo de serviço?

A estrutura física da Manoel Florêncio Diagnósticos é uma referência, onde o paciente se sente bem e acolhido. Possui equipamentos de excelência e esse sempre foi um cuidado que a empresa teve. O PET CT é um dos poucos localizados fora das capitais e dos grandes centros médicos, além do ótimo equipamento de cintilografia e aparelhos das demais especialidades presentes. É uma estrutura que permite ao profissional realizar um trabalho de excelência e prestar o serviço adequado à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *