Entre os dias 21 e 28 de agosto será realizada a Semana Municipal e Estadual da Pessoa com Deficiência em Pernambuco. Como parte da programação, no dia 26, às 15h, a deputada federal Mara Gabrilli realizará uma palestra sobre acessibilidade e demais direitos de pessoas portadoras de deficiência e mobilidade reduzida, bandeira que a parlamentar levanta em sua trajetória política. O encontro, que é aberto ao público, será realizado no auditório Roque de Brito, da Faculdade Maurício de Nassau – UNINASSAU. O evento está sendo promovido pela AMAR- Aliança de Mães e Famílias Raras.
Na ocasião será lançada a segunda etapa do programa EAD Social da UNINASSAU. A primeira fase concedeu bolsas de graduação e pós-graduação para as mães que possuíam filhos portadores de microcefalia e doenças raras. Nesta fase do projeto, pessoas com tetraplegia poderão estudar via EAD utilizando uma plataforma inédita denominada Handsfree, criada pela ONG que leva o mesmo nome. O equipamento possibilita que as pessoas mexam o cursor do mouse apenas com os olhos, permitindo assim que elas possam estudar ou mesmo interagir com seu ambiente, já que o equipamento também permite à pessoa com deficiência ligar ou desligar eletrodomésticos e demais itens eletrônicos. Ele automatiza a residência ou o escritório do beneficiado. A deputada fará a demonstração do produto.
Para Sérgio Murilo, coordenador de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional (mantenedor da UNINASSAU), a palestra servirá para que a população se reitere de direitos que, quase sempre, passam despercebidos. “São direitos que todos os cidadãos precisam saber. Por isso é muito importante que a população participe, justamente para que esses direitos sejam respeitados em qualquer lugar”, afirma.
A programação inclui também, no dia 27, o Mutirão Cadê Você que será realizado no Bloco A da UNINASSAU, das 8h às 12h.