“A implantação de ciclovias ao longo da antiga estrada de ferro, vai trazer uma mudança de qualidade no transporte individual na cidade e ganhos ambientais significativos com a criação de áreas de lazer”, com esta avaliação, o vereador Marcelo Gomes apresentou requerimento à Câmara a ser votado nesta terça-feira (5). O socialista quer audiência pública com o Secretário Estadual de Turismo, Felipe Carreras, para discutir o projeto do Parque Linear de Caruaru que utiliza as áreas ociosas da rede ferroviária para criar espaços esportivos, de arte, cultura e ambientais.
“Nossa proposta atende uma provocação pelo coordenador da ONG TerraVerde, Dr. Marcelo Rodrigues, conhecido militante de causas ambientais em Caruaru. Por isso, e pelos expressivos objetivos do projeto, temos a certeza da aprovação do Requerimento, com a produção do seu principal efeito, a vinda do Secretário de Turismo e sua assessoria para debater com a Câmara uma ação transformadora na nossa área urbana”, explicou o parlamentar.
O projeto do Parque Linear contempla a construção de equipamentos de ginástica e de esportes, além de ciclovias que podem ser estendidas por mais de 15 km, ao longo do traçado da antiga rede ferroviária, atravessando dezenas de bairros e todo o centro urbano. Do ponto de vista ambientalista, a plantação de vegetação nativa e a mudança de paradigma no transporte individual, do motorizado para a energia limpa muscular, representam avanços para a saúde das pessoas, com a adesão a uma visão ecologicamente correta.