Marcelo Gomes quer Centro Comunitário Estadual na cidade

O vereador Marcelo Gomes apresentou, na Câmara, a indicação ao Governo Estadual para implantação de um COMPAZ (Centro Comunitário de Paz) em Caruaru. O complexo de ação integrada promove a inclusão social dos jovens através da formação cidadã e da prática de atividades esportivas. Até aqui foram construídas duas unidades do programa, ambas no Recife, uma no Alto de Sta. Terezinha e outra no Cordeiro.

O texto da Indicação 053/2017 do vereador que preside a Comissão Especial de Segurança da Câmara, argumenta ser necessário um forte investimento no social em Caruaru, considerando o papel de capital regional da cidade, que tanto traz desenvolvimento econômico como incorpora os problemas típicos das metrópoles, como a violência, o crime organizado e a droga.

A ideia central do COMPAZ é promover uma cultura de integração comunitária voltada para a paz. Para isso são utilizados instrumentais de promoção educativa, desenvolvimento da cidadania responsável e capacitação.

Entre os equipamentos disponibilizados para a população – sempre de baixa renda – estão a biblioteca, sala do empreendedor, salas de aulas de idiomas e reforço escolar, oficinas cidadãs, atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, sala de mediação de conflitos, Procon e o Dojô, para a prática de artes marciais. Em outros espaços há atividades de Tai Chi Chuan, Ioga, Biodança e meditação.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *