Marina Silva é homenageada pela Universidade de Harvard

A ex-senadora Marina Silva é uma das homenageadas pela exposição de fotografia “Inspiring Change, Inspiring Us”, organizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para relembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março passado. A mostra traz imagens de um total de 48 personalidades femininas, consideradas entre as mais influentes do mundo porque dão grandes contribuições em diversos segmentos. Entre essas áreas, estão as do direito, da política e das questões sociais por todo o planeta.
Os organizadores realizaram na última terça-feira, 10 de março, uma cerimônia que contou com as presenças das homenageadas. A ex-senadora marcou presença nessa importante celebração, ocorrida em Harvard, situada na cidade americana de Cambridge, estado de Massachusetts.
A exposição é promovida pela Escola de Direito de Harvard, em parceria com outras entidades e organizações estudantis. As homenageadas foram selecionadas por um grupo composto por alunos, professores e diversas autoridades em seus respectivos campos de atuação. As fotos das escolhidas estarão à disposição do público no dia 13 de março no Wasserstein Hall, que fica na universidade.
Em sua segunda edição, a exposição “Inspiring Change, Inspiring Us” (Inspirando Mudanças, Inspirando todos Nós em português) destaca as mulheres que atuam como juristas, lideranças políticas e outros tipos de atividades que fizeram a diferença e inspiraram outras pessoas a fazerem o mesmo ao longo dos últimos anos. A biografia elaborada pelos organizadores destaca a dedicação de Marina Silva às causas de justiça social, contra o desmatamento e preservação do meio ambiente, além da sua luta contra a expulsão de comunidades indígenas de suas terras.
A mostra também destaca que apesar de ter sido analfabeta até os 16 anos, Marina se formou em História. Além disso, mostra o seu retrospecto no movimento sindical, na década de 80, a eleição para o Senado em 1994 e sua atuação como ministra do Meio Ambiente entre os anos de 2003 e 2008. O histórico aponta as suas candidaturas a presidente em 2010 e 20014. Esta última ocorreu após a morte do ex-governador Eduardo Campos, descreve o perfil.
A biografia salienta ainda a “cordialidade pessoal” e “força notável” de Marina, por ter inspirado os brasileiros de todas as classes e idades para se unir a sua visão de “Brasil como uma sociedade que é economicamente bem sucedido ainda respeitado no mundo por sua humanidade e consciência ambiental e social”. Os retrospectos e os retratos de Marina e das demais escolhidas para essa homenagem da Escola de Direito de Harvard também podem ser vistos pela internet, num site montado pela universidade.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *