Marina Silva estará com a Frente Popular em Caruaru

Por JUMARIANA OLIVEIRA
Do Jornal do Commercio desta terça-feira (9)

Dez dias depois da vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) a Pernambuco, a presidenciável Marina Silva (PSB), hoje a principal concorrente da petista, pode voltar ao Estado para mais um ato de campanha com a Frente Popular de Pernambuco, encabeçada pelo candidato ao governo Paulo Câmara (PSB).

Os socialistas locais estão articulando uma agenda conjunta com Marina para Caruaru, no Agreste, onde programam um grande ato. A data é simbólica: no dia 13 fará um mês da morte do ex-governador Eduardo Campos em um acidente aéreo.

A possibilidade da presença de Marina foi informada pelo ex-secretário estadual de Meio Ambiente Sérgio Xavier, que trabalha da coordenação da campanha presidencial da ex-ministra. O formato do ato, no entanto, ainda não foi definido e será acertado com a Frente Popular. A agenda seria realizada de manhã, já que, no mesmo dia, Marina cumprirá atividades de campanha em Fortaleza.

Esta seria a segunda vinda de Marina ao Estado como presidenciável. Uma semana depois do sepultamento do ex-governador Eduardo Campos, a socialista foi lançada como candidata do partido num ato realizado no Clube Internacional, no Recife.

A escolha por Pernambuco foi uma homenagem a Eduardo Campos. No mesmo dia, Marina, Beto Albuquerque (PSB/candidato a vice-presidente) e toda a chapa majoritária estadual fizeram uma caminhada em Casa Amarela, na Zona Norte.

Logo após a morte de Eduardo Campos, integrantes do PSB nacional disseram que a candidatura Paulo Câmara em Pernambuco seria prioridade para a legenda. Além da simbologia do ato no dia em que será lembrada a morte de Eduardo, a agenda conjunta entre Paulo e Marina tem o objetivo de reforçar as candidaturas socialistas no Estado. O candidato local já tem demonstrado crescimento gradativo nas pesquisas de intenção de voto e Marina lidera a corrida presidencial no Estado.

Desde o início oficial da campanha, esta seria a sétima participação da chapa presidencial em atos de Paulo Câmara. Com Eduardo Campos, foram cinco atividades (Grande Recife, Mata Sul, Agreste e Sertão). Uma das últimas agendas de Eduardo e Paulo foi justamente em Caruaru, onde a chapa majoritária realizou uma grande carreata. Na ocasião, o então presidenciável se mostrou animado com a receptividade nas ruas. As principais lideranças do município estão no palanque do PSB.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *