Matinê desafiou 100 mil pessoas a uma virada de muito forró

6d624b41-0361-40d3-aed3-82c499f9a1ad

Uma bela noite de lua cheia na Capital do Agreste, no principal polo de animação do Maior e Melhor São João do Mundo, não poderia ser diferente. O sábado (19) ficou marcado pela animação e resistência das cerca de 100 mil pessoas que, de acordo com a Polícia Militar, compareceram a maratona de shows no Pátio Eventos Luiz Lua Gonzaga. O forró tomou conta das apresentações, que iniciaram às 19h e só acabaram às 4h.

Começando a matinê, um dos homenageados do São João deste ano, Gilvan Neves, trouxe ao público o forró autêntico, traduzido em letras carregadas de muita emoção. Com mais de 40 anos de carreira, Gilvan Neves se orgulha por preserva o bom e velho forró. O artista tem seus sucessos cantados por grandes músicos como Jorge de Altinho, Santanna, Maciel Melo, Azulão, entre outros.

A grande atração da noite, a banda Aviões do Forró, foi a segunda a se apresentar e fez o público cantar, em coro, suas músicas conhecidas nacionalmente. Com o Pátio já lotado, a banda fez os forrós no estilo que ficou conhecido como estilizado. Os vocalistas Xand Avião e Solange Almeida, apresentaram seu novo sucesso, intitulado “Pool Party do Aviões”. Os “aviãozeiros” não pararam um só minuto e a animação durou até a última música.

Geraldinho Lins foi a terceira atração da noite, que colocou os amantes do bom forró para dançar e cantar seus grandes sucessos como: “Amor de Sertão”, “Destá” e “Xote Conquistador”. Já presente em várias edições do São João de Caruaru, Geraldinho fez o sucesso que sempre faz quando vem à Caruaru, com as músicas mais românticas, fez muitos casais dançarem bem agarradinhos.

Para encerrar a noite, o cantor Iohannes se apresentou pela primeira vez no São João de Caruaru, trazendo agitação com as músicas que estão no auge, cantadas granes artistas como Wesley Safadão, Israel Novaes e Aviões do Forró. O jovem cantor, de 27 anos, chamou a atenção por sua bela voz e simpatia que conquistaram ao público.

A festa recebeu as visitas do Ministro da Educação, Mendonça Filho e do Ministro da Cultura, Marcelo Calero, que ficaram encantados com as manifestações culturais presentes Polo da Estação Ferroviária. Em seguida o grupo, acompanhado pelo prefeito José Queiroz, seguiu para os camarotes do Pátio de Eventos, onde puderam visualizar a grandiosidade da festa.

POLOS DE ANIMAÇÃO:

O Polo Alto do Moura recebeu as bandas Cheiro da Terra, Leo Cruz, Rodrigo Raposo, Pecinho Amorim e Banda do Batista.

Na Estação Ferroviária foi realizada mais uma etapa do Festival de Quadrilhas. Grupos de vários estados deram um colorido especial ao Polo das Quadrilhas do São João de Caruaru;

Para quem preferiu aproveitar a pluralidade que o São João de Caruaru traz para a população, o Polo Azulão foi palco das bandas Rosário Apresado, Ria Oliveira e Tartaruga de Patinete, além do Afoxê Xapanalade, que realizou a segunda edição da Fogueira de Xangô, uma das festas tradicionais do terreiro do candomblé. O assessor da igualdade Étnico-racial, Felipe Sales, explicou o evento. “Existem tempos festivos que representam os Orixás, e no mês de junho a representação é do Orixá Xangô, que é simbolizado através de uma fogueira onde eles dançam em volta.”, destacou.

No polo do Repente a bandas de Pífano Cultural de Caruaru, os declamadores Jenerson Alves e Olegário Filho, os repentistas Atônio Barbosa e Zito Alves, trouxeram muita cultura para quem foi conferir.

No Forró do Candeeiro, se apresentaram os cantores Jota Lima, Dominguinhos De Caruaru, Kinho Ramalho e Carlinhos Vilella.

O Polo Mestre Vitalino contou com as apresentações dos trios Chamego Bom, Preto do Leite, Fole de Ouro e Pedrinho do Acordeon.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *