‘Médicos cubanos chegaram infringindo lei estadual’, diz Tony Gel

Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Tony Gel (DEM) comentou a vinda de grupos de médicos cubanos a Pernambuco e destacou que os profissionais estrangeiros já chegaram ao aeroporto infringindo uma lei estadual.

Trata-se da Lei Nº 14.600, de 21 de março de 2012, de sua autoria e aprovada por unanimidade na Casa. A Lei do Jaleco, como ficou conhecida, proíbe médicos, enfermeiros e profissionais de saúde de usar jaleco fora de hospitais e ambientes de trabalho no Estado.

O parlamentar também criticou o curto período de tempo que os profissionais terão para aprender o português. “É uma língua muito difícil para se aprender em apenas três semanas. Como esses médicos vão entender, por exemplo, a linguagem informal do povo do interior?”, indagou

Apesar das observações, Tony Gel disse que não é contra a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil. “Os irmãos cubanos merecem todo o nosso respeito. Gostaria, inclusive, que todos se submetessem ao teste do Revalida para que possam trabalhar em igualdade de direitos com os médicos brasileiros. Quando esses médicos se acostumarem com a democracia brasileira, não vão mais querer voltar para a ditadura cubana”, enfatizou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *