Os médicos da rede municipal de saúde entraram em acordo com a Prefeitura do Recife e encerraram, nesta quarta-feira, greve deflagrada no dia 21 de setembro. Assim, os servidores voltarão ao trabalho já nesta quinta. A reunião aconteceu no Sindicato dos Médicos de Pernambuco.
Pelos 60 dias que durou a greve dos médicos, os atendimentos nos postos do programa Estratégia Saúde da Família, consultas eletivas e serviços ambulatoriais foram suspensos. Os únicos serviços mantidos eram os de urgência e emergência.
Os médicos que estiveram presentes na assembleia acataram o acordo com a gestão municipal. As reivindicações atendidas foram: qualificação estrutural das unidades de saúde do Recife; organização de um concurso público para 2019; melhoria na segurança; reajuste salarial equiparado aos servidores da rede estadual; reforço no abastecimento de medicamentos; e insumos nos postos, clínicas e policlínicas.
A Prefeitura do Recife também prometeu entregar, na próxima semana, o Centro de Saúde Djalma de Holanda Cavalcante, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, além da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, área central da cidade.
Confira nota da Prefeitura do Recife:
A Prefeitura do Recife informa que, após constantes rodadas de diálogo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e visando melhores condições tanto para os profissionais, quanto para os recifenses usuários da rede municipal de Saúde, chegou a um entendimento com a categoria, encerrando a greve. A PCR reitera o seu compromisso com o diálogo com os servidores municipais e afirma que tem trabalhado para a melhoria das condições de trabalho e atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde acrescenta que a Diretoria Executiva de Regulação vai reagendar as consultas para especialistas, conforme prioridade, canceladas em decorrência do movimento. Os pacientes devem aguardar contato por telefone ou via mensagem de texto. Quem não tem o cadastro atualizado deve procurar sua unidade de referência para informar o novo telefone. Para outros esclarecimentos deve ligar para o número 0800.081.0040. Já para remarcar as consultas com generalistas, nas Unidades de Saúde da Família, o usuário deve procurar a sua unidade de referência.
Folhape