Na última semana, o Banco Central (BC) publicou as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, referentes a 2017. No período, o mercado brasileiro de cartões cresceu 12,9% em volume de transações, com destaque para os as transações em cartão de débito, que apresentaram 16% de crescimento ao ano enquanto as transações em crédito cresceram 9,3%.
Segundo o levantamento, a Mastercard finalizou o último trimestre de 2017 como líder de mercado, com 46% do share total de transações, sendo: 50,2% de participação em Crédito e 42,7% no Débito. “Ao oferecermos serviços mais rápidos, eficientes e seguros, conquistamos a confiança de nossos parceiros e consumidores e, consequentemente, a liderança de mercado”, afirma João Pedro Paro Neto, Presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul.
Outro destaque do levantamento foram as transações de cartão não presente (quando os consumidores não precisam apresentar fisicamente o cartão na hora de realizar uma compra, como na internet e em aplicativos), cuja representatividade praticamente dobrou entre dezembro de 2014 (9,4%) e dezembro de 2017, e, atualmente, representam mais de 18% do total de transações de crédito. Esse movimento é fortemente impulsionado pelo crescimento do e-commerce no Brasil.