Pedro Augusto
Se as expectativas do comércio de Caruaru em relação ao São João 2016 estão às melhores possíveis, diante da realidade da crise, o mesmo também pode ser dito no que diz respeito ao setor de serviços. Embora não estejam projetando contratações temporárias para o período específico, os restaurantes e hotéis locais consultados pelo VANGUARDA têm apostado em demanda redobrada a partir deste fim semana, quando serão iniciados os festejos juninos da Capital do Forró. De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Gastronomia da Acic, Jósimo Alexsandro Soares, apesar da demora na divulgação da programação oficial por parte da Prefeitura, o segmento espera ter motivos para comemorar ao término da série de eventos.
“Assim como ocorreu na última Semana Santa, observamos certo atraso na divulgação da programação. Tal atitude poderá influenciar negativamente para com o nosso desempenho durante o São João de 2016 haja vista que várias agências de turismo bem como os próprios visitantes não tiveram oportunidade de programar as suas vindas até Caruaru. Como virão de última hora e com passagens rápidas, a tendência é da nossa cadeia de restaurantes lucrar menos do que deveria. Mas, os festejos juninos por si só costumam incrementar bastante o faturamento de todo o setor de gastronomia local e torcemos para que não seja diferente neste ano. Apesar do atraso da Prefeitura, precisamos manter o otimismo”, avaliou Jósimo, que ainda é proprietário do restaurante Dedim de Prosa.
Os hotéis da Capital do Forró também estão projetando demanda redobrada, mesmo com a morosidade da PMC. De acordo com o cálculo da gerente Alice Ferreira, o Village já se encontra com cerca de 80% de suas hospedagens reservadas para o período. “Apesar da demora por parte da Prefeitura, graças a Deus, a demanda em relação às reservas tem sido muito boa tanto é que atualmente contamos com poucas vagas no que diz respeito aos fins de semana principais. Isso demonstra a força turística o qual possui o São João de Caruaru. Esperamos preencher 100% de nossa ocupação nestes próximos dias. Agora, seria bom que o poder público revisse a essa divulgação da programação, porque os turistas precisam planejar de uma forma melhor as suas visitas”, comentou.
Na rede Citi Hotel e no Caruaru Palace, o número de reservas finalizadas também vem crescendo gradativamente.“Tão logo a Prefeitura fez a divulgação da programação, o volume de reservas na nossa rede passou a aumentar. Embora o país esteja passando por todas essas dificuldades financeiras, conforme todos nós estamos observando, a procura pelas nossas hospedagens tem sido alta. Esperamos que a PMC não repita mais essa demora, porque acaba prejudicando todo o nosso setor”, destacou o gerente da rede Citi, Roberto Silva. “Esperamos, mesmo com o atraso da Prefeitura, obter um bom faturamento durante este São João”, acrescentou a gerente do Caruaru Palace, Cintia Silva.
Resposta
Em nota, a Prefeitura de Caruaru se justificou sobre o atraso na divulgação. “Este ano, o lançamento ocorreu mais próximo da data do início dos festejos, diferente dos anos anteriores, justamente por causa da enorme dificuldade econômica que o país e os municípios vêm enfrentando e os organizadores do São João de Caruaru precisaram ter ainda mais cautela nos fechamentos de contratos”.