Mobilização na Univali marca o Dia Mundial do AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como “derrame”, é uma das principais causas de morte no mundo e pode acometer pessoas de qualquer idade. Com objetivo de conscientizar para prevenção e alertar para a importância do tratamento e da reabilitação, um grupo de professores e acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do projeto de extensão Assessoria na Construção da Rede de Apoio para Afásicos de Itajaí junto com a Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAfas), realiza, no dia 29 de outubro (segunda-feira), das 9h às 21h, no pátio do setor F do Campus Itajaí, abordagens de sensibilização.

No local haverá tendas com materiais informativos sobre o AVC, exposição de banners, e a oferta de alimentos e camisetas para comercialização em benefício da Associação. Estarão envolvidos acadêmicos e professores dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia, além dos associados da AAfas.

Sobre a doença

O AVC ocorre quando uma obstrução nas artérias interrompe ou reduz o fornecimento de sangue para o cérebro, causando lesões temporárias ou permanentes. O acidente ainda é bastante confundido com outros problemas de saúde, por isso, é fundamental identificar corretamente os sinais e buscar imediatamente atendimento médico. Deve-se ficar atento ao início súbito de: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna; confusão, alteração da fala ou na compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

Apoio a afásicos da região

A afasia é um distúrbio de linguagem causado por acidente vascular, traumatismo craniano, meningite, entre outras ocorrências que lesionam o cérebro. Para fortalecer a rede de apoio de afásicos de Itajaí e região, a Univali criou um projeto de extensão, que acolhe e orienta pacientes e cuidadores, com encontros semanais e gratuitos.

Os interessados devem entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia da Univali, pelo telefone (47) 3341-7692, para agendar um horário de acolhimento. No primeiro contato a equipe apresenta as atividades do projeto e realiza uma breve avaliação para conhecer o participante. Não é necessário encaminhamento médico, e tanto a triagem quanto as atividades são ofertadas de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *