Morre aos 82 anos o cordelista Mestre Dila

Faleceu aos 82 o cordelista Mestre Dila na noite desta quarta-feira (18). O artista estava no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Seu corpo está sendo velado no cemitério Dom Bosco e o sepultamento será nesta quinta-feira (19) às 16h. A causa da morte foi uma pneumonia.

Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2002, José Soares da Silva, ou Mestre Dila, nasceu no dia 23 de setembro de 1937 em Bom Jardim, no Agreste. Aos 15 anos se mudou para Caruaru, onde fixou residência. Em 2019, foi inaugurado em Caruaru um memorial que reúne milhares de obras de cordel e xilogravuras do ilustrador. O mestre será homenageado no Galo da Madrugada 2020, que tem como tema cordel e xilogravura.

Em nota enviada à imprensa, o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada manifesta seu pesar pelo falecimento de Mestre Dila. “O legado do artista para a cultura pernambucana seguirá inspirando as próximas gerações e será exaltado pelo gigante com grandeza no próximo Sábado de Zé Pereira”, diz o comunicado.

Confira a nota na íntegra:
“O cordelista e xilogravurista reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, desde 2002, nos deixou nesta quarta-feira (18), depois de meio século dedicado à cultura popular. Mestre Dila foi recentemente escolhido como um dos homenageados do 43º desfile da agremiação, em 2020, recebendo o convite do presidente Rômulo Meneses, em Caruaru.

O legado do artista para a cultura pernambucana seguirá inspirando as próximas gerações e será exaltado pelo gigante com grandeza no próximo Sábado de Zé Pereira, dia 22 de fevereiro. Neste momento de dor, O Galo da Madrugada se solidariza com os familiares e amigos e estende as mais sinceras condolências ao povo pernambucano pela perda.”

Diario de Pernambuco

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *