Morre o professor Reginaldo Melo

abf95140-d050-42b8-a8ec-7934d5215d99

O professor, poeta e ambientalista Reginaldo Melo morreu ontem (29), às 11h20. Melo estava internado há 44 dias em um hospital particular de Caruaru, dos quais 13 foram em coma induzido na UTI. Ele estava travando uma luta contra o ‘carcinoma escamoso’, uma doença cancerígena, além de apresentar problemas no fígado.
O corpo será velado a partir de hoje à noite, na Câmara de Vereadores. O enterro ocorrerá amanhã (dia 1º), no Cemitério Parque dos Arcos, às 11h.

Biografia

Reginaldo Melo nasceu no dia 30 de junho de 1947, em Palmares-PE. Começou o contato com lideranças políticas aos 17 anos, quando conheceu Miguel Arraes e Bruno Maranhão. Foi aluno de Paulo Freire e atuou ao lado de líderes como Gregório Bezerra e Cajá. Melo vivenciou intensamente o período do Regime Militar, contrapondo-se ao sistema autoritário e lutando em prol da democracia. Professor graduado em Educação Física e Ciências Sociais, especialista em Sociologia e Psicologia Aplicada às Relações Humanas, participou da formação educacional de várias gerações em Caruaru.

Outra característica que gostava de salientar era o fato de ser cristão “nascido de novo”, sempre procurando traduzir a mensagem do Evangelho em ações cotidianas, sobretudo fora do ambiente eclesiástico.

Melo também dedicou-se à literatura de cordel. A política, o meio ambiente e a cultura regional sempre marcaram sua poética, com aspecto formador e educativo. Foi um dos fundadores da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC). Seu espólio conta com mais de 100 títulos de cordel e cerca de 500 poemas.

Ambientalista, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e representante da sociedade civil nos Comitês das Bacias Hidrográficas (Funasc-COBH).

Casado com Maria José, foi pai de quatro filhos (Flávia, Roger, Fabiano, Fabiana e Reginaldo Jr.).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *