O poeta repentista João Batista Bernardo, mais conhecido pelo nome artístico João Furiba, morreu no dia 31 de janeiro, às 19h40, no hospital da cidade de Cajazeiras-PB. O seu sepultamento será nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, no cemitério da cidade de Triunfo-PB,onde residia.
João Furiba nasceu no dia 04 de julho de 1918. Começou a cantar aos 15 anos de idade, indo de encontro aos anseios do pai, que queria vê-lo formado em Direito.
Durante sua carreira, realizou viagens a países como Inglaterra, Japão, Egito e França, defendendo a cultura popular. João Furiba gravou 06 LPs e dois CDs. O poeta também escreveu o livro ‘Furiba Falando a Verdade’ (UFPE, 1991) – cujo título é alusivo à sua fama de “mentiroso” no meio da cantoria.
Cantou ao lado de poetas como Pinto do Monteiro, Ivanildo Vila Nova, Geraldo Amâncio, Valdir Teles, Sebastião da Silva, Mocinha de Passira e Gilberto Alves, entre outros. Também apresentou-se diversas vezes em Caruaru, tanto em festivais quanto em cantorias tradicionais. Afastou-se dos palcos da cantoria aos 88 anos de idade, por causa de questões de saúde.