Moto Amiga promove novo curso de Pilotagem Defensiva

Curso de Pilotagem Moto Amiga 2 - Divulgação

O projeto Moto Amiga, em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), promove, nos dias 25, 26 e 27 de julho 2017, o Curso de Pilotagem Defensiva para motociclistas, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco. O curso é gratuito e será ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE. Ao final do curso, os participantes receberão certificados disponibilizados pelo Detran-PE e CETM (Centro Educacional de Transito Motoparts).

A carga horária do curso é composta por quatro horas/aula, divididas em dois módulos: fundamentos teóricos e aplicação prática. As aulas (teórica e prática) acontecem no estacionamento do Vitória Park Shopping, localizado na Av. Henrique de Holanda, n° 3000, bairro Redenção, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo site do Detran-PE, no link ‘Curso de Pilotagem Defensiva’, no rodapé da página eletrônica, ou na concessionária Motoparts. Para outras dúvidas ou informações, os candidatos também poder ligar para o telefone (81) 3523.0007.

Entre os temas e abordagem do curso estão: Definição e elementos da pilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Condução em situações de risco; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas; Técnicas de frenagem; uso de EPIs; e Manutenção correta das motocicletas. Os participantes do curso também vão poder contar com a tecnologia de um simulador de pilotagem, que proporcionará uma incrível experiência e aprendizado aos condutores de motocicleta.

O curso gratuito de Pilotagem Defensiva do Moto Amiga é destinado a motociclistas e busca aprimorar as competências quanto à condução segura de motocicletas. O objetivo é disseminar os conhecimentos sobre o manejo eficaz das motos, sempre buscando a condução correta e segura, minimizando as possibilidades de acidentes de trânsito, além de incrementar as habilidades de condução adequada, com técnicas de pilotagem responsável e segura. “A grande maioria das vezes, os acidentes acontecem pela falta de conhecimento ou pela imprudência do condutor”, adverte o instrutor de Pilotagem Hugo Oliveira. “Na aula prática, vamos demostrar as técnicas corretas aos alunos e à importância de mudar e melhorar o comportamento e controle na motocicleta”, completa.

Para o gerente da Escola de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, os cursos e programas que trabalham na prevenção de acidentes são uma grande oportunidade para que os motociclistas reflitam sobre as adversidades do trânsito. “Além da teoria, a experiência prática vai ajudar a evitar muitos acidentes. E também não esquecer em usar o capacete, que pode reduzir em 40% o risco de morte, e em 70% o risco de lesão corporal grave”, orienta.

Moto Amiga
Criada pelas concessionárias Honda dos estados da Paraíba, Alagoas e Pernambuco, o projeto Moto Amiga trabalha para reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. “Os instrutores do CETM procuram fazer palestras educativas e mostrar que a grande parte dos acidentes se deve à falta de instrução sobre a pilotagem correta”, alerta o diretor do Moto Amiga, Marcelo Sadi.

Em 2016, mais de 7,5 mil motociclistas realizaram o curso de pilotagem Moto Amiga ou participaram de palestras educativas, promovidas pelo projeto, em Pernambuco.

Estatísticas
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, em 2015, foram registrados 26.637 ocorrências com acidentes de motos. Em 2016, os números reduziram para 25.342 acidentes. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são a causa desses números.

A frota de motocicletas em Pernambuco triplicou nos últimos dez anos, registrando pouco mais de um milhão desses veículos. Atualmente, Vitória de Santo Antão contabiliza uma frota de aproximadamente de 18 mil motos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *