Importância do diagnóstico precoce do câncer foi ressaltada por Fagner Fernandes durante reunião

Durante reunião ordinária realizada nessa terça-feira (17), na Câmara de Vereadores, o vereador Fagner Fernandes usou a tribuna para fazer um alerta: Segundo levantamento realizado pelo Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), o câncer já é a primeira causa de morte em 10% dos municípios brasileiros.

Com o diagnóstico precoce da doença, a eficácia quanto ao tratamento é maior, fator que possibilita uma maior expectativa de vida do paciente. Para Fagner, uma análise rápida através dos dados divulgados pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível identificar que, com a manutenção desse dado, em pouco mais de uma década as neoplasias serão responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil.

Histórico: Atualmente, as complicações no aparelho circulatório, especialmente o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio, ainda são responsáveis pela maior parte dos óbitos. Em geral, são doenças associadas a má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo. Contudo, os registros que ficam sob a supervisão do Ministério da Saúde mostram que a incidência de neoplasias com desdobramentos fatais tem avançado.

Enquanto vereador, Fagner Fernandes apresentou projetos de lei e requerimentos relacionados ao incentivo de exames que detectem a doença de forma precoce. “Precisamos de prioridade quando o assunto é uma doença tão devastadora. A população deve ser orientada através de campanhas explicativas, que forneçam informações acerca da doença e da importância do seu diagnóstico precoce” pontuou o vereador.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *