MPPE inaugura rádio para se comunicar melhor com a sociedade

Fotografia de rapaz negro com celular na mão e assobiando tendo fones de ouvido ao lado

O cidadão pernambucano contará, a partir desta quarta-feira (21/02), com um novo canal de informações seguras sobre direitos e políticas públicas. Está nascendo a Rádio MPPE, uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para avançar na comunicação pública e chegar cada vez mais perto da população. Inicialmente a grade conta com 12 programas reunindo notícias sobre as atividades ministeriais de interesse da sociedade, reportagens, entrevistas, música, literatura, dicas de saúde e aspectos históricos da memória institucional.

Um estúdio foi montado num dos edifícios-sede da instituição. A produção e a edição são assinadas pelas equipes de radiojornalismo e jornalismo da Assessoria de Comunicação do MPPE, com apoio da publicidade, e pela Agência Radioweb. Contratada mediante licitação, a Agência Radioweb fará a difusão de conteúdo pela internet e 113 rádios AM e FM distribuídas em todas as regiões do Estado. A programação também poderá ser transmitida por outras 2.002 emissoras no país afiliadas à agência.

“A desinformação tornou-se uma ameaça constante à democracia e ao exercício da cidadania. Disseminar cada vez mais informações seguras, de interesse coletivo, é um compromisso do MPPE com a comunicação pública”, afirma o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho. Segundo ele, por emissoras AM e FM, é possível chegar a locais mais afastados e às populações com maior dificuldade de acesso a conteúdos digitais.

“Com a nossa programação, a sociedade poderá entender como atua o Ministério Público e que apoio a instituição dispõe na apuração e denúncia de crimes, mediação de conflitos, combate à violência e defesa de direitos, como o de ter acesso ao SUS, a escolas públicas, à moradia, assim como garantir a proteção do meio ambiente, exercer o controle social e o processo democrático”, completa o Procurador-Geral de Justiça.

A FORÇA DO RÁDIO – “Toca aqui pra cidadania” é o slogan da campanha de divulgação da Rádio MPPE. O público poderá ouvir a programação pela rádio AM ou FM (se a emissora receber os conteúdos da Radioweb), pelo computador ou celular conectado à internet, acessando o site do Ministério Público ou digitando www.radiomppe.com.br. “O Brasil tem uma experiência centenária com rádio, que se mantém firme mesmo com a chegada da internet nas últimas décadas. Cerca de 83% da população em regiões metropolitanas ouvem rádio, em média por quase quatro horas por dia, segundo pesquisa Kantar IBOPE Media”, explica a relações públicas Evângela Andrade, assessora de Comunicação do MPPE. Ela lembra que o áudio é o formato mais consumido, seja por rádio ou por streaming e podcast, de acordo com o IBOPE.

A expectativa, segundo Evângela, é que o MPPE tenha uma média de 2.600 veiculações em rádios por mês. O ouvinte também poderá enviar sugestões e dúvidas, interagindo com a Comunicação do Ministério Público.

“O conteúdo está sendo produzido em linguagem simples, para que qualquer ouvinte possa entender as mensagens dos 12 programas iniciais”, explica Ivson Henrique, repórter da Rádio MPPE. O público poderá se comunicar com a equipe de produção pelo e-mail radiomp@mppe.mp.br ou pelo WhatsApp (81) 99317-4895.

PROGRAMAS DA RÁDIO MPPE:

Notícias MPPE – principais notícias da instituição.

Você Sabia? – curiosidades históricas do MPPE.

Conversa com o MP – programa de entrevistas.

MPPE em Movimento – informações sobre Qualidade de Vida.

MPPE na semana – programa de resumo semanal das notícias da instituição.

Minuto – um minuto com uma notícia de destaque nas áreas de atuação do MPPE.

Documento MP – reportagens especiais com aspecto de radiodocumentário.

Pediu, Tocou – programa de interação musical com a audiência.

Dica de Leitura – programa para divulgar dicas de leitura.

Spots e Campanhas – peças publicitárias para divulgar ações desenvolvidas pelo
MPPE.

Eu Lírico – um quadro sobre poesia pernambucana.

Audiência Pública – podcast do Ministério Público, adaptado e repaginado.

INAUGURAÇÃO – A solenidade de inauguração será nesta quarta-feira (21/02), das 15h às 16h, no Salão dos Órgãos Colegiados, no Edifício Helena Caúla, prédio do MPPE onde foi montado o estúdio da emissora, na Rua do Imperador Dom Pedro II, nº 511, no bairro de Santo Antônio, no Recife, próximo à sede da Procuradoria Geral de Justiça. Será apresentado o projeto pelo Procurador-Geral de Justiça e pela equipe de Comunicação do Ministério Público, seguida de uma visita às instalações da rádio.

ATUAÇÃO – Por ano, o MPPE recebe pouco mais de 19 mil denúncias em sua Ouvidoria, relacionadas à suspeita de corrupção e falta de acesso a direitos básicos, que são apuradas e geram procedimentos, a exemplo de Termos de Ajustamento de Conduta ou ações no Judiciário. O Ministério Público também promove campanhas em defesa da cidadania, como recentemente fez no Carnaval, lembrando que “não é não!”, mobilizando contra a fome e em favor da educação de jovens e adultos, como realizou em 2023.

A instituição já é a sexta em interação com a sociedade pela internet entre os Ministérios Públicos de outros Estados. Mantém site e perfis em redes sociais. Conta também com a TV MPPE, com transmissão pelo Youtube e em suporte físico, em ambientes internos do Ministério Público.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.