Mulher na Vara desfila pelas ladeiras de Olinda na Segunda de Carnaval

“Olha a mulher na vara!”. Falta pouco para os foliões entoarem a frase da famosa troça pelas ruas do Sítio Histórico. Brincadeira que começou em 1993, a Mulher na Vara desfila pela 26ª vez pelas ruas de Olinda. Conhecida pela vara de bambu de quase dois metros, onde as foliãs são carregadas para frevar nas alturas, a troça carnavalesca inicia o desfile na sede da agremiação, que fica na Rua da Boa Hora.

A animação começa mais cedo este ano: o Mulher na Vara sairá às 10h30, esticando o tempo de folia pelas ladeiras de Olinda. A Orquestra do Maestro Oséas anima o percurso, enquanto a Batucada da Vara comanda a brincadeira na volta do desfile. “O objetivo do Mulher na Vara é ser uma brincadeira saudável e divertida. Sobem mulheres de diversos os perfis na vara, baixinhas, gordinhas, de todas as idades e sempre respeitamos todas. Tudo não passa de uma brincadeira sadia”, salienta um dos diretores da troça, Samuel Costa.

HISTÓRIA

No Carnaval de 1992, uma amiga do criador da Vara, Carlos Porciúncula, torceu o pé e ficou impossibilitada de caminhar. A moça foi carregada no braço, até que os amigos acharam um pedaço de madeira e a puseram sentada, levando-a pelas ladeiras da cidade histórica. “Olha a mulher na vara!”, começaram a falar. No ano seguinte, a troça estreou na festa pernambucana, se tornando um dos mais tradicionais blocos do Carnaval de Olinda, desfilando sempre no terceiro dia da Folia de Momo.

SERVIÇO

DESFILE DO BLOCO MULHER NA VARA – Segunda-feira de Carnaval, 4 de março, às 10h30 (saída do desfile), na Rua da Boa Hora, em Olinda.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *