Mulheres de Caruaru comemoram lei que sanciona a parada segura

A Prefeitura de Caruaru sancionou a Lei Municipal Nº 5.914 que assegura as cidadãs caruaruenses, o direito de embarque ou desembarque, nos veículos de transporte público municipal fora das paradas obrigatórias, no período noturno, mais precisamente após as 20h.

Para a ambulante, Aparecida Souza, residente no bairro do Salgado, a sansão da lei é uma vitória para mulheres. “Sempre chego em casa, depois das 22h e o pior com a preocupação de ser assaltada ou sofrer uma violência ainda pior. Eu nem sabia que tinha esse direito. Agora, eu estou tranquila! Me sinto mais segura e descer próximo da minha casa, sem escutar ‘gracinhas’ do motorista do ônibus e nem dos passageiros. A parada segura é um avanço para nós mulheres”, afirmou.

Durante todo o dia de hoje (24), uma equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) está fazendo panfletagem nos principais pontos da cidade e o nos horários de pico, com o objetivo de informar as mulheres sobre o direito adquirido.

“A lei garante á todas às mulheres da cidade e do campo o direito de pedir a parada do coletivo em qualquer lugar no trajeto do ônibus e o motorista não pode se recusar a atender a solicitação” garantiu a secretária de Polícias para Mulheres Perpétua Dantas.

Perpétua esclareceu ainda que caso o direito da mulher seja desrespeitado, ela pode ligar para empresa e fazer a denuncia, bem como, procurar a SPM. “Nós vamos ajudar a fazer o cumprimento da lei e, se preciso, nós vamos até a empresa de ônibus para fazer uma abordagem e cobrar que o serviço seja garantido e o direito das mulheres respeitado.

A dona de casa, Lourdes Rocha, moradora do Santa Rosa ressaltou a preocupação com a filha de 17 anos que estuda a noite e chega em casa sempre depois das 22h. “Minha casa fica longe do ponto do ônibus e minha filha tem que andar um pouco para chegar em casa, então além dela correr o risco de sofrer qualquer tipo de violência, eu também sofro o mesmo risco, pois fico esperando por ela na esquina de casa”.

Qualquer dúvida a respeito da lei municipal, a interessada pode procurar a Secretaria de Políticas para Mulheres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Padre Antonio Tomás, 40, Maurício de Nassau.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *