Mulheres do Assentamento Normandia recebem o projeto ‘Plantado Liberdade’

Nesta terça-feira, 24, a partir das 9h, as mulheres que residem no Assentamento Normandia participarão da Expedição Pernambucana ‘Plantando Liberdade’, projeto multidisciplinar  que une ideias, saberes e vivências, tais como: arte, design, artesanato, sustentabilidade, educação popular, geração de renda e cooperativismo, que possibilita às participantes repensarem o posicionamento das mesmas na sociedade atual.

De autoria da designer e educadora Manu Gomes, o projeto acontece a partir de uma dinâmica lúdica, construída a partir das teorias libertadoras de Paulo Freire e Augusto Boal,  e tem por propósito quebrar paradigmas que aprisionam as mentes humanas aos padrões sociais. “A ideia é oferecer essa atividade para grupos e associações de mulheres, na intenção de fortalecer o empoderamento e liberdade de todas nós”, pontuou a educadora.

O projeto acontece da seguinte forma: as participantes utilizam antigas gaiolas que foram apreendidas do tráfico animal que, outrora, serviram de cativeiro para pássaros e, agora, passarão a ornamentar ambientes de forma colorida, orgânica e livre. Durante o processo, as gaiolas servirão não só de um apelo à liberdade animal, mas como metáfora do próprio anseio por liberdade.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *