Mulheres ganharam mamografias em Caruaru

mama

Quem passou pela Avenida Agamenon Magalhães, no domingo (22), se surpreendeu com atividades alusivas ao Outubro Rosa, campanha que tem como foco orientar as mulheres quanto à importância da prevenção do câncer de mama. As ações aconteceram numa parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres com empresas da iniciativa privada.

Para Sandra Miranda, paciente de oncologia, que também foi parceira do evento, ofertando mamografias gratuitamente, a prevenção ajuda a salvar vidas. “As mulheres vieram aqui buscar atendimento especializado e nós oferecemos todos os cuidados gratuitamente. Eu, como paciente de oncologia, sei mais do que ninguém, a importância da prevenção, por isso, não deixe para amanhã e se cuide, faça o auto-exame. O câncer tem cura e, muitas vezes, a prevenção depende de nós”, afirmou.

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Perpétua Dantas, fez um balanço positivo das ações. “Um domingo para entrar na história de Caruaru. O Outubro Rosa ganhou todo o protagonismo merecido. Nós tomamos a Avenida Agamenon Magalhães e juntamente com os nossos parceiros ofertamos serviços de orientações médicas e nutricionais, atividades físicas, distribuição de vales consultas e exames laboratoriais, além disso, o Caminhão Mamógrafo ficou estacionado das 9h às 17hs realizando mamografias”, ressaltou.

A dona de casa, Ivete Maria, 64 anos, disse que fez a mamografia agora a pouco, mas se soubesse que haveria essa ação, em Caruaru, teria aguardado mais um pouco. “Essa atividade é enriquecedora! Sem dúvida, não ajuda somente nós mulheres, mas toda a família, pois somos mães, tias, avós e precisamos ter saúde para continuar a luta”.

Durante o evento, cerca de 90 mamografias foram doadas, além disso, outras dezenas de encaminhamentos foram realizados. O encontro foi encerrado com uma caminhada pela prevenção ao câncer de mama que tem atingindo milhares de mulheres mundo a fora.

As atividades foram realizadas em parceria com as faculdades Asces, Maurício de Nassau e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do Núcleo de Oncologia do Agreste, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Núcleo de Oncologia do Agreste, Laboratório Paulo Miranda, entre outros.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *