Multipropriedade torna-se alternativa mais viável para quem quer ter um imóvel de temporada

Em franca expansão no país e no mundo, o modelo de multipropriedade tem se tornado uma alternativa viável para quem deseja uma segunda propriedade para o lazer. Conforme explica João Paulo Mansano, sócio e diretor comercial da New Time, empresa goiana que é a maior no segmento de vendas de frações imobiliárias no Brasil. Segundo o executivo, o modelo ganhou força num momento de crise do mercado de incorporação de segunda residência convencional e tem se estabelecido como um investimento inteligente. “É possível estender o leque de clientes capazes de comprar uma segunda residência, pelo valor da fração”, conta o executivo.

O tema será discutido durante o Seminário sobre Multipropriedade e Timeshare, o Adit Share 2018, o mais relevante do segmento no país, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit Brasil). O evento será realizado em Porto de Galinhas (PE), nos dias 18 e 19 de junho (segunda e terça-feira). João Paulo falará ao público especializado no segundo dia do seminário sobre a forma de investimento. “Considero um produto bastante inteligente, porque o cliente vai comprar aquilo que, efetivamente, vai usar, tendo os custos de manutenção do imóvel dividido entre os proprietários”, explica.

Um estudo divulgado no ano passado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, consultoria especializada no setor imobiliário e hoteleiro, apontou que só em 2016, em plena crise econômica, o mercado de multipropriedade somou 11 bilhões em lancamentos. Um crescimento quase cinco vezes maior do que o registrado no último levantamento, realizado em 2015 (R$ 2,3 bilhões).

João Paulo lembra que, no Brasil, o boom desse tipo de propriedade ocorreu em Caldas Novas, em 2010, cidade que tinha grande tradição em vendas de residências para segunda propriedade, ou seja, um polo turístico com grande número de investidores, mas que sofreu uma desaceleração de vendas abrupta. O executivo explica que foi aí que o modelo de vendas fracionadas ganhou força como alternativa mais viável para quem deseja ter uma segunda casa para passar as férias. Segundo o diretor da New Time, essa tendência se repetiu nas cidades de Gramado (RS), Olímpia (SP) e vem se espalhando por todo o país.

Segundo o executivo, o sucesso do produto e, consequentemente, a expansão do modelo para outros tantos destinos deve-se a um fator simples, a fração imobiliária faz sentido para todos os envolvidos. “O cliente, que se beneficia por adquirir um empreendimento de alta qualidade, muitas vezes em resorts, com serviço de hotelaria de primeira linha e pelo tempo exato que irá usá-lo. É bom também para o incorporador, que pode usar as frações para dar vazão ao estoque de um produto que já foi lançado ou aumentando o valor de venda final do empreendimento”, explica o diretor comercial.

Outro ponto destacado pelo especialista é a mudança de comportamento do próprio consumidor. Na era em que a internet revolucionou a interação entre as pessoas e as formas de se consumir produtos e serviços, a economia colaborativa se tornou uma tendência, o que está transformando as relações de consumo e atestando, mais uma vez, o modelo inteligente de negócio.

Sobre a New Time

Foi para atender a esse mercado de imóveis de lazer comercializado no sistema de multipropriedade, que está em pleno desenvolvimento no Brasil e no mundo, é que surgiu em, 2011, a New Time.

Com sede num dos principais pólos turísticos do Estado de Goiás, a cidade de Caldas Novas, a empresa goiana registrou, só no ano de 2015, R$ 620 milhões em vendas. No ano seguinte esse número saltou para R$1,04 bilhão, e por fim, no ano de 2017, alcançou o expressivo montante de R$1,35 bilhões.

A New Time já implantou mais de 20 projetos de fração imobiliária no país, dentre eles projetos de bastante relevância nacional. Foi responsável pelas vendas e implantação do maior projeto de frações Imobiliárias do país, situado em Gramado, e também outros locais de destaque como Olímpia, Maceió, Caldas Novas e atuou em mais de 20 lançamentos em 15 estados do país nas vendas de multipropriedade.

Além da comercialização de frações imobiliárias, a empresa executa projetos destinados a operações de programas de férias para empreendimentos hoteleiros e resorts.

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