O Mutirão dos Endividados do Procon está no seu penúltimo dia com um balanço que superou todas as expectativas. As instituições que estão participando das negociações são Compesa, Celpe, bancos e instituições financeiras, Claro, Vivo e a Ótica Diniz, que se uniu ao grupo no segundo dia de atendimento. Em três dias, 996 pessoas fecharam negociação para seus débitos, com apoio da equipe de técnicos dos Procons Estadual e Municipal.
No ranking de negociações os bancos têm maior demanda, com 520 negociações, 360 foram realizadas pela Compesa, 70 pela Celpe, 40 da Claro e 06 da Vivo. “Nós superamos muito a quantidade de atendimentos que esperávamos. Abrimos mais espaço para atender ao público, pois não estava sendo suficiente. Nós tivemos um caso de dívida que era de 9 mil reais, que teve quase 80% de desconto e a pessoa pagou apenas 600 reais”, acrescenta o diretor do Procon Caruaru, Adenildo Batista.
As condições das negociações realizadas são diferenciadas em relação ao que é oferecido nos balcões. Os bancos e instituições financeiras batem o recorde de atendimento, porém eles não chegam a fechar a negociação, mas adiantam as propostas, para que na sequência realize o acordo, pois este processo necessita de alguns dias. Já as outras entidades fecham toda a negociação lá mesmo.
Além dos atendimentos, está sendo realizada a fiscalização nos pontos comerciais. Até a quarta-feira, 08, foram visitadas 50 lojas, destas 22 receberam autos de constatação de infração, ou seja, foram multadas. Foi o caso da loja de tintas e da farmácia de manipulação, que estavam comercializando produtos vencidos.
O Mutirão dos Endividados encerra na sexta-feira, 10. Os atendimentos são de 8h às 13h, no Procon, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida Rio Branco, n° 315, Centro. A orientação é que as pessoas cheguem nos primeiros horários para garantir a vez na fila, pois a demanda está grande.