Nos dias 13, 15 e 16 de março, será realizado um mutirão para solucionar casos de pessoas que estão envolvidas em conflitos de endividamento.
A ação faz parte do programa ProEndividados, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em convênio com a Asces-Unita, que neste momento atenderá consumidores que estão com problemas, especificamente, com as instituições do Banco Itaú e a COMPESA.
A coordenadora do programa em Caruaru, Alyne Rodrigues, comenta que o mutirão é uma oportunidade que as partes têm de resolver os conflitos com simplicidade, agilidade e economia. “Tendo em vista a simplicidade do procedimento, será possível realizar um número bem maior de audiências do que as que são realizadas normalmente no Poder Judiciário e com isso reduzir o prazo no trâmite dos processos na justiça. Além do mais, com um acordo amigável entre as partes é possível economizar os gastos processuais que, com a demora e o requerimento de recursos, dificultam um maior acesso à Justiça”, explica Alyne Rodrigues.
O consumidor convocado não necessita de advogado e o serviço de conciliação é gratuito e conta com uma equipe de conciliadores e mediadores que irão auxiliar na melhor solução para o problema.