Nem os pontos de ônibus estão escapando dos infratores

Pedro Augusto

Durante este período de Semana Nacional de Trânsito 2019, o Jornal VANGUARDA chama a atenção para um problema que tem sido recorrente no sistema de tráfego local: o estacionamento de veículos (carros, motocicletas e até caminhões) nos espaços delimitados aos pontos de ônibus. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prática é considerada infração com o pagamento de multa, mesmo assim, permanece ocorrendo em larga escala na zona urbana de Caruaru. Com o objetivo de tentar conscientizar os condutores alertando para os malefícios que este tipo de procedimento pode causar no fluxo da cidade, a Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru (AETPC) lançou, este mês, campanha.

Quem deu mais detalhes sobre a iniciativa foi o diretor institucional da AETPC, Ricardo Henrique. “Ela é de cunho permanente, mas neste momento nos encontramos reforçando-a em toda a imprensa, haja vista que a incidência por parte de alguns motoristas tem sido muito grande a ponto de observamos e tomarmos conhecimento da prática em todas as áreas da zona urbana de Caruaru. Ou seja, tanto em bairros próximos e afastados do Centro. Gostaríamos de explicar que este tipo de infração costuma atrapalhar bastante a operação dos ônibus, que necessitam parar nos pontos delimitados para atender às demandas de circulação dos passageiros.”

Usuária do transporte público de Caruaru, a vendedora Fabiana Martins já perdeu as contas das vezes em que presenciou o estacionamento irregular de veículos nos pontos de ônibus. Ela criticou a prática. “Não é de hoje que isso vem acontecendo, ou seja, é um problema que tem se tornado cada vez mais comum no trânsito da cidade. Em algumas situações, estou tendo que solicitar a parada do ônibus quase que no meio da rua, porque os motoristas, simplesmente, vêm estacionando, na frente ou muito próximo das paradas. Além do total desrespeito para com nós usuários pedestres, este tipo de prática também vem provocando riscos de acidentes e atropelamentos envolvendo os veículos e os passageiros. Uma verdadeira falta de cidadania.”

De acordo ainda com Ricardo Henrique, a campanha de conscientização continuará sendo desencadeada neste segundo semestre. “Nossa ideia é mantê-la de forma constante, solicitando sempre a cooperação dos condutores, porque no final, quem vai ganhar é o sistema de trânsito da cidade. Não estacionando nesses locais definidos para os pontos de ônibus, eles contribuirão para que os coletivos não tenham de praticar, por exemplo, mão dupla ou outro tipo de irregularidade, devido às suas más condutas. Respeitando a sinalização, naturalmente, os motoristas estarão colaborando por uma fluidez melhor e de maior qualidade”, finalizou o diretor.

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro: “estacionar onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo é infração média com multa de R$ 130,16”. A AETPC ressalta que quem presenciar este tipo de irregularidade pode realizar denúncia através dos telefones: 118 e 3701-1173 (Ouvidoria Geral da Destra). O anonimato é garantido.

Dados

Atualmente, o Sistema de Transporte Público de Passageiros de Caruaru dispõe de mais de 140 ônibus, dos quais 46 são novos e 23 possuem ar-condicionado. A idade média dos veículos tem sido abaixo dos quatro anos, a frota possui acessibilidade, monitoramento e câmeras de segurança, bem como os usuários contam com o serviço de aplicativos. O sistema ainda tem sido responsável pela geração de 800 empregos diretos e pela realização de diversos cursos de capacitação voltados para os seus colaboradores, como direção preventiva, atendimento ao cliente e primeiros socorros.

Lançamento

Com início na última quinta-feira (18), em todo o país, a Semana Nacional do Trânsito 2019 seguirá até a próxima quarta-feira (25) com o desencadeamento de várias ações importantes por parte do Governo Federal. Durante o lançamento da campanha, ocorrido esta semana, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas afirmou que o Brasil deve cumprir a meta da ONU para a redução, em 50%, da mortalidade em acidentes de trânsito. Mas os dados ainda são preocupantes. De janeiro a junho deste ano, houve quase 19 mil mortes no trânsito brasileiro, e 77% das vitimas eram motociclistas.

Também durante o lançamento, o ministro Tarcísio de Freitas destacou que a pasta vem atuando em várias frentes, mas que pretende focar na educação. As peças publicitárias alertam para a segurança dos motociclistas, como o uso de capacete. A campanha reforça também aos motoristas para o respeito ao ciclista e ao pedestre, além de salientar que o uso de celular ao volante causa acidentes. Por fim, enfatiza a mistura perigosa de álcool e direção, que somada à imprudência no trânsito, como o excesso de velocidade, são responsáveis pela maioria dos acidentes com morte no país.

Ações locais

Em Caruaru, a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) começou também na quarta, as ações em alusão à Semana Nacional de Trânsito. Ao todo, durante 13 dias, a autarquia estará promovendo diversas atividades com foco na educação de trânsito, voltadas a pedestres e condutores. O objetivo é sensibilizar a população sobre os cuidados que todos devem ter, quando o assunto se trata de trânsito.

Entre os destaques da Semana na Capital do Agreste estão o lançamento dos novos artes educadores, campanha de doação de sangue, blitz educativa em áreas de grande fluxo de veículos e pedestres, esquetes sobre bons comportamentos no trânsito em escolas municipais e a 3ª edição do Pedala Caruaru.

“O objetivo do Pedal é incentivar o uso da bicicleta não só para as práticas de atividades de física e de lazer, mas o evento também quer chamar a atenção para utilização de um transporte limpo e sustentável, que ainda contribui para melhorar a qualidade de vida e harmoniza o meio ambiente”, enfatizou o presidente da Destra, Gilmar de Araújo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *