No Senado, partidos começam a definir suas lideranças

Com o início da nova legislatura, os partidos políticos com bancada formada por mais de um senador começam a escolher seus líderes. Os primeiros nomes já confirmados são os de Renan Calheiros (AL), que comandará o PMDB, Benedito de Lira (AL) para o PP, Omar Aziz (AM) para o PSD, e Armando Monteiro (PE) para o PTB.

A escolha de cada partido deve ser confirmada com o envio do nome do líder à Mesa do Senado, em ofício com a assinatura da maioria dos integrantes da legenda.

Outros partidos deverão decidir até esta quinta-feira (2) quem serão seus líderes durante o ano. É função de um líder unificar o discurso partidário ou do bloco, mas suas atribuições vão muito além, envolvendo a articulação política e diversos aspectos do trabalho legislativo. A pauta de votações do Plenário, por exemplo, tradicionalmente é definida pelo colégio de líderes. Nas deliberações, o líder orienta sua bancada quanto ao voto.

Nas sessões plenárias, o líder também fala por sua bancada, cabendo a ele os pedidos de destaque, de dispensa de discussão de matérias em pauta e de adiamento da votação de um projeto.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *