A noite de São Pedro desta sexta-feira (29) será celebrada com muita emoção e tradição em Caruaru, em mais uma intervenção cultural promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Trata-se da ‘Noite Junina das Mulheres’, que será repleta de atrações femininas e o mais autêntico forró de pé-de-serra. O evento criado com o objetivo de ressaltar a importância de artistas mulheres do município tem o intuito de promover o resgate dos festejos juninos sob o ângulo dessas caruaruenses que têm uma trajetória reconhecida e pela nova geração de cantoras que contribuem de forma significativa para a cena musical local. A intervenção será realizada no Polo das Quadrilhas da Estação Ferroviária, a partir das 21h30, e contará com 12 atrações.
“A história cultural de Caruaru também foi escrita por mulheres. Nós temos que olhar esse recorte de gênero em todas os espaços que estivermos presentes, por isso estamos trazendo essas artistas que fizeram muito sucesso e levaram o nome da cidade para fora das fronteiras, assim como as da nova geração que têm se destacado. A ideia é que nesse grande evento, que é o São João de Caruaru, as mulheres artistas possam ganhar mais visibilidade e valorização”, ressaltou a secretária da SPM, Perpétua Dantas.
O primeiro passo para a realização do evento foi dado em março deste ano, com a produção e realização da I Amostra Cultural Feminina, quando foi firmado um diálogo com essas mulheres artistas. Depois disso, foi realizada a primeira intervenção cultural no Polo Azulão durante o São João de Caruaru deste ano, protagonizada só por mulheres, no último dia 24 deste mês com grandes nomes se apresentando no palco: Rogéria, Gabi da Pele Preta, Riá Oliveira e Bia Marinho. Na intervenção que será realizada nesta sexta (29), noite de São Pedro, subirão ao palco do Polo das Quadrilhas: Marlene do Forró, Lucinha Torres, Chris Mendes, Ivete Cáiro, Edilene Lira, Leonora Moreno, Renilda Cardoso, Joana Angélica, As Fulô, Coral SPM, além das poetisas Nelma Fagundes e Nay Harison de Lucena. A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.