A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, não mediu esforços para tirar do papel mais uma promessa de campanha e lançou no fim da tarde nesta última terça-feira (25), o “Movimento Juntos pela Educação”, que tem como foco aperfeiçoar a qualidade do ensino, garantindo a todos os alunos da rede acesso, permanência e o sucesso escolar, neutralizando os altos índices de reprovação (17%), abandono escolar (6%) e distorção da idade/série ao ano (23%).
“Nossa missão é transformar Caruaru pela Educação e nós vamos conseguir”. Foram essas as palavras iniciais de Raquel, que subiu ao palco com as crianças do projeto social Orquestra de Violino, e arrancou aplausos de centenas de pais, alunos e gestores, que acompanharam a apresentação das propostas que foram elaboradas depois do diagnóstico do IQE – Instituto Qualidade no Ensino – mostrando o baixo índice de rendimentos dos alunos da rede municipal.
Ao todo, Caruaru receberá um investimento, neste semestre, de 60 milhões de reais na área educacional que serão investidos para combater as causas do fracasso escolar que estão ligadas a questões como a precariedade das escolas, equipamentos e recursos pedagógicos insuficientes e desatualizados, a ausência de programas para formação continuada e de política de valorização profissional, além da inexistência de proposta pedagógica e de política adequada de educação de tempo integral e inclusiva.
Com a implantação do “Movimento Juntos pela Educação”, as 138 escolas serão contempladas com materiais esportivos adequados e equipes preparadas para participação de torneios internos e jogos escolares; 40.731 estudantes com fardamento e kit de material didático; diário escolar digital, além do Programa Aprender com Saúde, com atendimento de médico oftalmologista e dentista para os alunos da cidade e do campo.
Também estão nas metas, a ampliação e requalificação de todas as escolas da cidade e do campo; a construção de creches que atenderá 8 mil crianças até 2020; a requalificação e equipagem de 80 bibliotecas escolares; mobiliário e equipamentos de 80 laboratórios de informática; viabilização de laboratórios móveis em 58 escolas da zona rural. Além disso, haverá a valorização da gestão escolar, com cursos de formação e processos de gestão escolar por resultados; plano de cargos e carreiras dos profissionais da educação, revisado; 2.350 professores serão capacitados, com ferramentas tecnológicas inovadoras, notebooks e bônus para aquisição de livros.
“Não é uma tarefa fácil, por isso, precisamos unir forças, pois não tratasse de uma missão apenas da prefeita e da prefeitura, mas de toda a sociedade caruaruense”, destacou Raquel.
O próximo passo é a realização de fóruns e encontros com o objetivo de discutir as melhorias da Educação. Os eventos devem contar com a participação da sociedade em geral que enriquecerá os debates.